34.4 C
Amambai
segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Para Famasul, Funai quer adiar cumprimento de liminar

2008-09-04 12:33:00

O presidente da Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul), Ademar Silva Júnior, disse que com a portaria determinando estudos para ampliação da aldeia Cachoeirinha, em Miranda, a Funai (Fundação Nacional do Índio) tenta ganhar tempo para derrubar a liminar de reintegração de posse da fazenda Petrópolis, no município.

A fazenda, que pertence ao ex-governador Pedro Pedrossian, foi invadida por índios Terena da aldeia Cachoeirinha no dia 25 de agosto e mesmo com mandado de reintegração de posse expedido pela Justiça eles não deixaram o local.

“A Funai se considera acima das Leis, da Justiça e do governo”, diz Ademar. Para ele, o adiamento da vinda do presidente da Funai, Márcio Meira, marcada para hoje e a concomitante publicação da portaria determinando novos estudos é prova de que a Fundação não quer diálogo.

“É uma afronta ao governo do Estado e à população”, diz o presidente da Famasul. Ele vai além e diz que há interesses do mercado internacional de desestabilizar a economia de Mato Grosso do Sul e do Brasil e a Funai é um canal para que isso ocorra. Os estudos determinados pela Funai abrangem 22% do território Estadual. As portarias determinando os levantamentos geraram forte reação da classe ruralista e empresários do Estado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 06 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete