2008-09-04 01:31:00
Jaime Mel
Foi realizado recentemente em Paranhos um curso com o tema “Violência de gênero uma questão de saúde publica”, o projeto faz parte de uma programação da Coordenadoria Estadual que tem como principal objetivo evidenciar que a violência contra as mulheres é uma violação aos direitos humanos, cerca de 50 pessoas fizeram o curso e na semana passada a Coordenadora Estadual de políticas publicas para a mulher, a Senhora Carla Stephanini, esteve em Paranhos para fazer a entrega dos certificados, e na ocasião falou sobre as ações da coordenadoria em todo estado, inclusive do Fórum de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres da Região Centro-Oeste. Que acontece em Campo Grande Ms.
Segundo ela o evento serviu para uma maior integração, troca de estratégias e de experiências. Ela explicou que o Fórum alcançou seus objetivos que era de promover uma discussão sobre a estadualização do Plano Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres e apresentar as ações já realizadas nas Coordenadorias Estaduais do Centro–Oeste, relacionadas às políticas públicas.
“Com a participação no Pacto Nacional, Mato Grosso do Sul vai conseguir disputar recursos que irão desenvolver o plano estadual de combate à violência da mulher, no que abrange a prevenção, o combate e a assistência às vítimas”, disse Carla Stephanini, coordenadora das Políticas Públicas em Mato Grosso do Sul.
Uma das grandes vitórias femininas no combate e repressão à violência doméstica foi à aprovação da Lei Maria da Penha, em agosto de 2006, que trouxe mais rigor às punições dos agressores familiares, na maioria das vezes os maridos das agredidas.
A Coordenador destacou ainda a disposição do prefeito Dirceu Bettoni, pelo apoio à coordenadoria, pois são poucos ainda os municípios sulmatogrossenses que tem em sua administração uma coordenadoria especial para a Mulher e em Paranhos há essa coordenadoria, cuja coordenadora é a Senhora Márcia Wentz Silva.