2008-09-03 22:23:00
Por causa da massa de ar seco que cobre grande parte do País, a umidade relativa do ar se mantém abaixo da média nesta quinta-feira (4). Em todo o Estado o índice mínimo fica em torno de 20%. Nos municípios das regiões norte e nordeste de Mato Grosso do Sul a umidade relativa pode chegar a níveis mais críticos, chegando a 15%.
O tempo demasiadamente seco requer alguns cuidados. A Secretaria Nacional de Defesa Civil e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil orientam para que se evite atividades ao ar livre e exposição ao sol nos horários entre as 10h da manhã e 17h; principalmente no período vespertino, entre 14h e 16h, quando a umidade do ar fica mais baixa. É importante a ingestão de bastante líquido para não ter problemas com desidratação, comum em épocas com clima seco.
Outra recomendação é evitar fogueiras perto de matas e florestas, uma vez que o tempo propicia a incidência de incêndios florestais. Para os motoristas que trafegam em regiões sujeitas a incêndios recomenda-se que não joguem pontas de cigarros para fora dos veículos, e que tenham atenção redobrada, devido a baixa visibilidade provocada pela fumaça.