2008-09-02 22:08:00
Vilson Nascimento
O vereador Ezaú Martins, único indígena a ocupar uma cadeira em cargo eletivo no Poder Público Municipal, na região de fronteira, no sul do Estado
“A mortalidade infantil caiu e a população indígena tem crescido dia a dia. Já começa a faltar espaço dentro das aldeias para a implantação de cultura de subsistência e até mesmo para as famílias”, disse o vereador que é da etnia guarani-kaiowá ao ressaltar também que por conta dessa superlotação populacional os indígenas tem buscado reaver seus chamados “tekohá” ou seja, terras que segundo ele, no passado pertenceram a seus ancestrais e foram retirados dos indígenas por conta das ações dos homens brancos que decidiram por “aldear” essa população.
Ezaú acusa governo de incentivar confrontos
O vereador criticou a posição do Governador do Estado
“O Governador tenta passar uma imagem que toda a região será inviabilizada com as retomadas dos tekohá. Isso não é verdade e só faz inflamar a questão e aumentar os riscos de confrontos entre fazendeiros e índios na região. Os tekohá reivindicados são pequenas áreas que nossos patrícios têm direito por serem os verdadeiros donos e que foram tomadas no passado. Isso não afetará em nada a economia do Estado”, resultou o vereador indígena.