25 C
Amambai
segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Japorã, Juti e Eldorado terão Conselho Tutelar Indígena

2008-09-02 11:22:00

Um seminário poneiro em todo o País está sendo realizado em Mato Grosso do Sul com o objetivo de capacitar conselheiros tutelares e conselheiros municipais, estaduais e nacionais de direitos que atendem crianças e adolescentes indígenas.

O seminário, realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, com apoio do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente (Conanda) e Secretaria Especial dos Direitos Humanos, pretende formar os conselheiros abordando a diversidade cultural indígena, na busca da garantia de direitos de suas crianças e adolescentes.

Segundo Benedito dos Santos, representante do Conanda, os conselheiros serão treinados sob o lema “Iguais nas Diferenças”, em que serão tratadas as particularidades das questões indígenas. “Estamos adotando uma metodologia envolvendo diferentes perspectivas da temática indígena. O Brasil não fala somente português, mas também 210 idiomas indígenas”, explica Benedito. “O Brasil precisa se reconhecer em suas diversidades”, acrescenta.

Para o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena, Fernando da Silva Souza, o seminário é importante, uma vez que a política de direitos da criança e do adolescente não está chegando às aldeias. “Este momento é oportuno para discutir e refletir de que forma os direitos da criança e adolescente se façam presentes nas aldeias em nosso Estado”, afirmou o líder Terena.

Mato Grosso do Sul tem a segunda população indígena do País, com cerca de 60 mil índios. Participam do seminário cerca de 150 pessoas, entre conselheiros tutelares, conselheiros municipais e estaduais e conselheiros nacionais de direitos da criança e do adolescente.

Estão representados os municípios de Campo Grande, Sidrolândia, Rochedo, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Caarapó, Douradina, Itaporã, Maracaju, Corumbá, Anastácio, Aquidauana, Miranda, Amambai, Coronel Sapucaia,Tacuru, Paranhos, Antônio João, Aral Moreira, Ponta Porã, Bela Vista, Bodoquena, Nioaque, Porto Mortinho, Brasilândia, Juti, Eldorado e Japorã.

A capacitação será realizada em três etapas. A primeira aconteceu de 27 a 29 de agosto. A segunda acontece entre os dias 8 e 10 de outubro. O seminário acontece no Hotel Chácara do Lago, próximo ao clube Colônia de Férias, na BR-163


Fonte: Assessoria

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 06 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete