25 C
Amambai
segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Editorial `Eleições 2008´ – por Clesio Ribeiro

2008-09-02 08:58:00

A sucessão municipal agora está na boca do povo. Em todos os cantos da cidade o desempenho dos candidatos é discutido e a preferência de cada um é colocada a limpo. Os candidatos disputam os votos no palanque, no rádio, na propaganda e no corpo-a-corpo. Os eleitores trocam idéias, justificam a sua preferência, “batem boca” e criticam o candidato oponente. Esse mês de setembro vai ser assim.

Apesar de nenhuma pesquisa eleitoral ter sido divulgada após o início da campanha eleitoral, em 6 de julho, os candidatos têm suas pesquisas internas que medem o seu desempenho e os locais onde precisam intensificar a campanha. No geral, os candidatos sabem como estão nas pesquisas.

Em Amambai os dois candidatos da majoritária estão a todo vapor com suas campanhas. Na semana passada teve início a realização dos comícios, que são uma peça importante para medir o poder de atrair público de cada um, e os discursos que estão proferindo em palanques. O eleitor está de olhos e ouvidos neles.

Sérgio Barbosa e Dirceu Lanzarini têm sido os principais protagonistas políticos de Amambai nos últimos 12 anos, desde a administração conturbada que foi a do ex-prefeito Nestor Tagliari. Os dois surgiram ali, num momento em que Amambai discutia um novo rumo político, social e principalmente econômico. E os dois estão, pela quarta vez, ou quinta – se considerarmos a última campanha para deputado estadual -, disputando a preferência do eleitor.

É injusto dizer que qualquer um dos dois que estão concorrendo ao cargo máximo não fez nada por Amambai. Mas, tanto os candidatos, quanto os seus eleitores, procurarão mostrar os defeitos e falhas do adversário político. É bom ter muita prudência no que vai falar. Falar mal do adversário é política ultrapassada e o eleitor indeciso quer saber é de propostas para melhorar a vida da cidade e de seus moradores.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 06 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete