26.1 C
Amambai
segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Maioria dos 1.215 inscritos fizeram o Enem em Amambai

2008-08-31 17:10:00

Vilson Nascimento

A maior parte dos 1.215 estudantes inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Amambai procurou as escolas credencias para realizar as provas que aconteceram em todo o País nesse domingo (31).

Em Amambai, que também recebeu estudantes de Aral Moreira e Coronel Sapucaia, foram quatro locais de provas, todos em escolas da rede estadual de ensino, a Escola Vespasiano Martins, Coronel Felipe de Brum, Escola Dr. Fernando Corrêa da Costa e nas instalações da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) que também abriga a Escola Estadual Dom Aquino Correia.

De acordo com o chefe do local de pólo, Carlos Roberto Rodrigues de Rodrigues, que é de Ponta Porã e um dos coordenadores da prova em Amambai, durante o exame os estudantes tiveram que responder 63 questões e fazer uma redação.

Em todo o Brasil o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve início às 13h (horário de Brasília), porém em Mato Grosso do Sul que o fuso horário é de uma hora a menos, as provas tiveram início às 12h.

No caso de Amambai, que abrigou também vários estudantes de outros municípios, a coordenação do exame concedeu uma tolerância de 15 minutos antes de fechar os portões. Segundo a coordenação do exame, os estudantes tiveram até as 17h para responder as questões e elaborar a redação.

O que é o Enem- O Enem é um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Seu objetivo principal é possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades que estruturam o Exame.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação) o modelo de avaliação adotado pelo Enem foi desenvolvido com ênfase na aferição das estruturas mentais com as quais construímos continuamente o conhecimento e não apenas na memória, que, mesmo tendo importância fundamental, não pode ser o único elemento de compreensão do mundo.Diferentemente dos modelos e processos avaliativos tradicionais, a prova do Enem é interdisciplinar e contextualizada.

Enquanto os vestibulares promovem uma excessiva valorização da memória e dos conteúdos em si, o Enem coloca o estudante diante de situações-problemas e pede que mais do que saber conceitos, ele saiba aplicá-los. O Enem não mede a capacidade do estudante de assimilar e acumular informações, e sim o incentiva a aprender a pensar, a refletir e a “saber como fazer”. Valoriza, portanto, a autonomia do jovem na hora de fazer escolhas e tomar decisões.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 03 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete