34.8 C
Amambai
domingo, 5 de outubro de 2025

Escola lança projeto para resgatar valores éticos e morais

2008-08-28 20:05:00

Vilson Nascimento

A direção da Escola Municipal Maria Bataglin Machado, que atende cerca de 450 alunos do ensino fundamental e do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), situada na região da Vila Jardim Panorama em Amambai, está desenvolvendo um projeto visando resgatar valores éticos e morais dentro da comunidade escolar, envolvendo alunos, educadores e os pais dos alunos.

Na semana passada, dentro do cronograma de desenvolvimento do projeto, dezenas de pais de alunos e professores da instituição de ensino assistiram a uma palestra sobre valores para a família e atribuições dos pais e dos alunos, proferida pelo Promotor de Justiça da Vara da Infância e da Juventude, Dr. Ricardo Rotunno e do Juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Amambai, Dr. Thiago Nagasawa Tanaka que falaram sobre a importância da estrutura familiar e principalmente da aproximação entre pais e filhos.

“O acompanhamento próximo do dia a dia dos filhos é fundamental para o desenvolvimento e a auto-estima da criança e do adolescente que se sente valorizado. Não tenha receio em abraçar e beijar seus filhos ou netos ao chegarem em casa. Pergunte a eles como foi seu dia na escola, isso vai fazer a criança ou o adolescente se sentir valorizado e vai fortalecer os laços familiares”, disse o Promotor de Justiça.

Em sua palestra o Juiz, Dr. Thiago Tanaka também destacou a importância de impor limites. “Não se pode dizer sim a tudo. Os pais têm que impor limite aos filhos e delegar atribuições para mostrar que a vida tem obstáculos e nem tudo que queremos é possível realizar ou fazer”, disse o Juiz da Infância e da Juventude da Comarca.

Objetivo- Segundo a diretora da instituição de ensino, professora Silvana Salete Vieira de Moraes, o principal objetivo do projeto, que foi muito bem aceito dentro da comunidade escolar, principalmente entre professores e pais de alunos, é resgatar os valores éticos e morais no ambiente escolar e no âmbito familiar, considerados como a essência de uma vida digna para vivermos em sociedade.

“Nossa intenção com a elaboração desse projeto foi conscientizar e informar os valores éticos e morais bem como os direitos e os deveres para se viver em sociedade”, disse Silvana ao agradecer o Juiz e o Promotor pela palestra prestada, educadores e aos pais de alunos que apoiaram e participaram ativamente do projeto.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 03 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete