2008-08-27 22:35:00
Objetivo é interromper as conexões do tráfico internacional de drogasRedação TV Morena, com assessoria A Polícia Federal realiza nova fase da Operação VI Fronteiras. A ação visa reprimir o desvio de produtos químicos que servem de insumo para a produção de drogas, como a cocaína. Há 10 anos este trabalho é realizado, em duas etapas anuais.
Mais de 20 localidades na região de fronteira do Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão sob atuação dos Federais. Fiscalizações em conjunto e simultâneas serão efetuadas com oito países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Serão feitas incursões em rios da Amazônia e barreiras nas estradas brasileiras e nos países participantes.
O Brasil é signatário da Convenção de Viena e, por isso, tem papel fundamental na função de controlar e fiscalizar um rol de produtos químicos que é usado para a confecção de drogas ilícitas na América Latina. Este controle é de vital importância no combate ao crime organizado, em especial ao tráfico de entorpecentes.