2008-08-27 08:03:00
Mais de 18 milhões de alunos da rede pública de ensino participaram hoje (26) da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Essa é a quarta edição do evento, que contou com a participação de 40 mil escolas em 98% dos municípios brasileiros.
Segundo o coordenador regional da OBMEP em Brasília, Reginaldo Ramos de Abreu, o objetivo da competição é desmistificar a idéia de que a matemática é o "bicho-papão" dos alunos. “Podemos dizer que hoje é o dia da matemática nas escolas. Ela é uma disciplina essencial na vida de qualquer cidadão, uma ferramenta indispensável, não adianta brigar com a matemática”, defende.
As provas são aplicadas e corrigidas na própria escola, que seleciona 5% dos alunos com melhor rendimento para participarem da segunda fase, em novembro. A OBMEP é destinada aos alunos da 5ª a 8ª série do ensino fundamental e do ensino médio.
Marcos Paulo Soares, 12 anos, ganhou medalha de ouro no ano passado e agora participa novamente da competição. Ele considerou que a prova de hoje foi fácil e espera ganhar mais uma medalha. “Sempre gostei de matemática. Não sei que profissão vou escolher, mas acho que será alguma coisa nessa área, como engenharia”, planeja.
Os vencedores serão conhecidos em fevereiro de 2009. São premiados 300 alunos com medalha de ouro, 900 alunos com medalha de prata, 1,8 mil com medalha de bronze, além de 30 mil menções honrosas. Os 3 mil alunos melhor classificados ganham bolsa de iniciação científica de R$ 100 mensais (durante um ano) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para continuarem estudando sob a coordenação da OBMEP.
No Centro Educacional da Asa Norte (Cean), 900 alunos, dos turnos matutino, vespertino e noturno, participam hoje da primeira fase da Olímpiada. A escola já coleciona algumas medalhas obtidas nas edições anteriores. Segundo o professor de matemática, Antônio José da Silva Júnior, o bom desempenho das outras edições estimula a participação.
“A gente sempre resolve em sala ou em atividades extraclasse, as questões de provas anteriores com os alunos. Alguns estão ansiosos e a gente espera repetir o resultado”, afirma.
Pedro Ramos, 17 anos, aluno do 2° ano do ensino médio, acredita que a olimpíada é importante porque estimula o raciocínio lógico. Já Ulyssses de Araújo, 15 anos, estudante do 1° ano do ensino médio, acha que a premiação é um dos principais incentivos para a participação.“Além de passar para a segunda fase, você pode ganhar bolsas de estudos, medalhas, honra ao mérito, além da experiência que você adquire fazendo a prova”, acredita.
Para o coordenador, o projeto não é uma “competição pura” porque estimula o aprendizado e descobre talentos. “Quando surge uma idéia como essa, uma competição para motivar o aluno, a tendência é que todos se envolvam. As olimpíadas têm impacto no aprendizado, nós temos notícia de várias escolas em que os alunos organizam grupos de estudo no turno contrário”, conta.
Os professores também são premiados com cursos de capacitação e as escolas ganham computadores e livros para montarem uma biblioteca básica de matemática. A Olímpiada de Matemática é promovida pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), e os Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação.