2008-08-27 13:27:00
Com o objetivo de capacitar gestores e outros profissionais de saúde em atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área de Vigilância em Saúde, a Escola de Saúde Pública da Secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e a Escola Nacional de Saúde Pública/FioCruz abriram as inscrições para o mestrado “Profissional em Saúde Pública” até 5 de setembro.
A oferta deste curso representa mais uma parceria entre as instituições no intuito de favorecer o desenvolvimento de potencialidades humanas locais e o fortalecimento do processo de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
O público alvo da capacitação são profissionais de saúde, com curso superior completo, vinculados às Secretarias de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás e das Secretarias Municipais de Saúde das capitais correspondentes, além das macrorregiões de Mato Grosso do Sul (Dourados e Três Lagoas).
Serão oferecidas 25 vagas, sendo seis para profissionais vinculados à Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande e 19 para as demais instituições. Caso as vagas não sejam preenchidas nessa proporção, a comissão examinadora fará o remanejamento dos aprovados por ordem de classificação.
O presente curso terá três módulos, com carga horária total de 1620 horas. Durante uma semana de cada mês, as disciplinas serão ministradas em horário integral. O início das atividades será em outubro deste ano com encerramento previsto para o mesmo mês em 2010.
Todas as informações referentes às inscrições poderão ser obtidas no site www.sigass.fiocruz.br (link Inscrição). Os candidatos interessados no curso deverão preencher o formulário eletrônico, o qual posteriormente deverá ser impresso, assinado e encaminhado via Correios (Sedex 10), com os outros documentos solicitados para o Serviço de Gestão Acadêmica da ENSP – Seca, rua Leopoldo Bulhões, 1480 – sala 317 – Manguinhos – 21041-210 – Rio de Janeiro – RJ.
Entre os documentos pedidos estão:
Curriculum vitae atualizado no formato Lattes-CNPq (www.cnpq.br
Proposta preliminar de trabalho, de no máximo oito páginas, na qual o candidato deverá situar o tema de interesse dentro da Saúde Pública e na área de Vigilância em Saúde e explicitar quais contribuições a proposta poderá trazer no âmbito do conhecimento e das ações sobre o tema na Vigilância em Saúde;
Carta de apresentação da Direção da Unidade/Instituição contendo o compromisso em liberar o servidor para participar de todas as disciplinas e favorecer as atividades práticas de dispersão, entre outros;
Para que a inscrição seja confirmada e aceita, é necessário que tenha sido enviada toda documentação exigida dentro do período de inscrição. A relação nominal dos candidatos com as inscrições homologadas será publicada no site.
A seletiva dos candidatos será feita por uma etapa eliminatória composta por prova de Inglês – 29/09, das 8 às 12 horas – com nota mínima 6,0 para admissão à prova Escrita, que acontecerá no dia 30/09, das 8 às 12 horas. As listas de referências bibliográficas para a prova escrita estão disponíveis no site. Para participar da última etapa é necessário que o candidato também consiga a nota mínima.
Nos dias 2 e 3 de setembro, a partir das 8 horas, haverá a fase da Entrevista que vai acontecer na Escola de Saúde Pública “Dr. Jorge David Nasser”, da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, localizada na avenida Senador Filinto Müller, 1480 – Vila Ipiranga – Campo Grande, MS. Os telefones de contato são: (67) 3345-8009 ou 3345-8025.
Esta avaliação final será efetuada por uma banca examinadora composta por doutores da Escola Nacional de Saúde Pública, Escola de Saúde Pública e Universidade Federal, ambas de Mato Grosso do Sul. Neste momento será considerada, entre outras coisas, a capacidade para formular e implementar propostas de inovação organizacional que estejam inseridas nas prioridades institucionais.
O resultado final será divulgado no dia 6 de outubro na Escola de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul ou pelo site http://www.sigass.fiocruz.br .
Os candidatos selecionados deverão enviar a documentação solicitada para matrícula via Correios, por Sedex 10, de 7 a 24 de outubro de 2008. A freqüência mínima, em cada disciplina, deve ser de 75%.