27.5 C
Amambai
domingo, 5 de outubro de 2025

Acadêmicos da UEMS divulgam Vestibular 2008 nas escolas

2008-08-26 11:50:00

Suzana Machado

O assunto vestibular e a escolha de qual curso fazer, levantam muitas dúvidas entre alunos do 3º ano do Ensino Médio. Pensando nessa questão, os acadêmicos da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), unidade de Amambai, estão visitando as turmas do último ano do Ensino Médio, alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) e os cursinhos de pré-vestibular do município para divulgarem o Vestibular 2008 da Universidade e esclarecer algumas questões sobre a instituição e os cursos que ela oferece.

O trabalho é realizado pelos acadêmicos do 3º ano de História, Francisco Edson Aris, diretor-regional do DEC (Diretório Central dos Estudantes) correspondente a Amambai, Naviraí e Mundo Novo, e Monique F. Castilho Vargas, vice-presidente do Centro Acadêmico. Os acadêmicos pretendem visitar as cidades de Tacuru, Coronel Sapucaia e Sete Quedas, que também são público alvo da unidade da UEMS de Amambai. “Além desses municípios, temos ainda acadêmicos de Ponta Porã, Paranhos e Aral Moreira estudando na UEMS daqui”, acrescenta Francisco.

Segundo Francisco e Monique, os alunos do 3º ano, mais jovens, que estudam no período diurno, têm mais dúvida sobre qual curso escolher. “Já os estudantes do período noturno, EJA, dos cursinhos, são mais direcionados, sabem o que querem”, afirma Monique.

A Universidade é um espaço muito amplo e oferece várias alternativas e direcionamentos para o aluno. Sua participação pode ir muito além da freqüência às aulas e a própria Universidade oferece meios de ajuda para acadêmicos daqui e que vêm de outras cidades.

Essa ajuda se dá através das bolsas de auxílio moradia, alimentação e permanência, que contribuem para que os alunos de fora possam se fixar em Amambai, o que facilita o acesso à instituição. “Eles têm essa ajuda, mas também entram com uma contrapartida, que se dá na forma de prestação de serviço na Universidade, com uma carga horária estabelecida de acordo com a bolsa de auxílio que recebem”, acrescenta Viviane Scalon Fachi, gerente da unidade da UEMS no município.

Os acadêmicos interessados também podem tentar bolsas através dos Projetos de Pesquisa e Extensão que a UEMS oferece. “O interessante é que os trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos são todos voltados para a comunidade local, focando o lado social”, ressalta Francisco, que é bolsista e trabalha com o projeto Oficina História e Cinema, onde ensina História através dos filmes para alunos da rede pública de ensino. “Ao mesmo tempo que eles conhecem muito da História através dos filmes, também têm acesso ao cinema.”

Monique também é bolsista e trabalha com o projeto Educação do Campo: Formação e cotidiano, que engloba alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Felipe de Brum, que moram na zona rural do município. “A finalidade do projeto é saber quais são as perspectivas desses alunos, o que a escola vem fazendo com relação à formação futura dele, se existe uma atenção especial para esses alunos, tendo em vista que passam grande parte de seu tempo dentro dos ônibus escolares no trajeto casa-escola/escola-casa”, explica Monique.

Em Amambai, cerca de 99% do corpo docente é formado por mestres e doutores. “É importante ressaltar a vantagem de se estudar em uma instituição pública, onde professores e acadêmicos assumem a responsabilidade de manter o ensino com qualidade”, afirma Francisco.

As inscrições para o Vestibular da UEMS começam dia 01 de setembro e vão até 10 de outubro. “É importante informar que, independente do curso escolhido, mesmo não tendo na UEMS de Amambai, o aluno poderá fazer a prova aqui mesmo no município”, acrescenta Viviane Scalon Fachi, gerente da unidade da UEMS em Amambai.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 03 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete