2008-08-25 20:10:00
No dia 01 de agosto à Secretaria Municipal de Educação recebeu a visita do missionário Benjamim Benites, ex aluno da escola Municipal Drº Mitsuro Saito, e atualmente aluno da Escola Missionária Kayá de Dourados – MS. O mesmo estava passando férias com a família na aldeia Potrero-Guaçu.
Sua visita causou grande impacto em todas as Secretarias da Prefeitura Municipal, cujos mesmos vinham conhecê-lo e ver sua obra de arte, pois a secretaria havia feito um desafio a ele, de pintar as paredes da recepção da Secretaria de Educação, o motivo da pintura, seria a natureza. E com grande destreza o jovem Benjamim pintou com toda autoridade de quem sabia o que estava fazendo.
Cada momento da pintura foi fotografada e registrada. Benjamim trouxe consigo também algumas obras de artes de um outro indígena, Reinaldo Benites, que esculpiu em madeira tatus, jacarés, onça pintada e pássaros, e como incentivo a Secretaria de Educação adquiriu essas obras de arte.
Diante disto a Secretária de Educação Ana Maria da Silva Falavigna, juntamente com a Diretora de Cultura Fátima Pereira Dantas Martins e a Diretora de Políticas Públicas Cristiane Maria dos Santos Dembinski tomaram a iniciativa de fazer um cantinho de obras artísticas indígenas, onde as pessoas que ali entrarem possam ver e apreciar tais obras.
A Secretaria de Educação e Direção da Cultura, estão procurando outros artistas dentro das aldeias de nosso município,e tem achado trabalhos maravilhosos feitos pelos índios, tais como: pinturas em papel sulfite, esculturas em
madeira,brincos,colares,pulseiras,redes feitas com as fibras do coqueiro ( pindó),cadeiras feitas com barbante, porta canetas, e outros.
O próximo paço da secretaria de Educação e Direção da Cultura, será de divulgar ,catalogar e expor para toda comunidade os mais variados trabalhos artesanais desses povos.