2008-08-23 11:53:00
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) do Mato Grosso do Sul recebeu, até ontem, 51 recursos questionando a vida pregressa dos candidatos. Os pedidos foram apresentados tanto pelos candidatos com "ficha suja" que tiveram o registro negado tanto por partidos que contestam concorrentes adversários que respondem a ações na Justiça.
Dos 51 recursos, dez são de Dourados e região, oito de Itaporã e seis de Sete Quedas . O restante é de entre outras cidades do Estado.
No último dia 6, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu liberar os candidatos que respondem a ações na Justiça. Para os ministros, deve prevalecer o princípio da presunção da inocência.
Para o presidente do TRE-MS, desembargador Oswaldo Rodrigues de Melo, com a decisão do STF, a tendência dos tribunais regionais será de acatar os recursos apresentados pelos candidatos que tiveram o registro negado.
Segundo Melo, o mais importante agora é o voto consciente do eleitor. "Digo aos eleitores para que façam eles mesmos o exame da vida pregressa dos candidatos e repudiem todos aqueles que tenham folhas corridas marcadas com práticas infringentes do princípio da moralidade e da probidade administrativa", afirmou.
Fonte: Folha Online