23.5 C
Amambai
domingo, 5 de outubro de 2025

Ruralistas tentam reverter decisão que derrubou liminar

2008-08-22 16:23:00

Produtores rurais do Estado amanheceram hoje com a notícia da derrubada de liminar que suspendia por 60 dias as vistorias de terras pela Funai em Mato Grosso do Sul. No Canasul (Congresso de Tecnologia na Cadeia Produtiva de Cana-de-açúcar), realizado hoje, o assunto tomou conta dos discursos nesta manhã.

No evento, realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, as declarações começaram pelo governador André Puccinelli.

O temor é que com a queda da liminar, que beneficiava o município de Maracaju, outra decisão também seja derrubada, a que atende pedido da Famasul (Federação da Agricultura) para que as vistorias só ocorram com comunicação prévia de 10 dias.

“Já estamos recorrendo”, disse o governador, explicando que a prefeitura de Maracaju acionou advogado para tentar reverter a decisão do Tribunal Federal Regional da 3ª Região, em São Paulo.

O presidente da Famasul, Ademar Silva Júnior, preferiu um tom contido. “Esse trabalho ameaça a propriedade rural”, defendeu apenas.

Já o deputado Paulo Correa (PR) foi duro, prevendo conflito na região sul, onde a delimitação de terras guarani foi deflagrada no início deste mês. “Se entrar na porrada vai ter sangue”, atacou.

Segundo o parlamentar, o governador deu uma “missão” ao presidente da Assembléia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB): ir até Brasília e tentar uma forte mobilização para “decidir essa situação”, comentou Correa. As informações são do site de notícias Campo Grande News.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 03 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete