2008-08-19 14:47:00
Suzana Machado
A expectativa é grande por parte dos 50 integrantes da Banda Mirim de Amambai para a apresentação da equipe durante os desfiles de 7 e 28 de setembro.
Como acontece já há vários anos, a Banda Mirim se apresenta durante o desfile em comemoração à Independência do Brasil e ao aniversário do município, porém este ano alguns fatores resultarão em mudanças positivas para a banda, melhorando seu desempenho e trabalho.
De acordo com o 1º sargento do Exército, Valber Nepomuceno Pereira, que realiza trabalho voluntário na Banda como maestro, a equipe vem enfatizando mais os ensaios nos últimos dias. “Nas terças e quintas-feiras, temos os ensaios práticos. Estamos intensificando mais os ensaios nesses dias que antecedem os desfiles.”
Outra novidade que causa ansiedade nos músicos da banda é a chegada de novos instrumentos. “Acredito que daqui a duas semanas já estaremos recebendo os novos instrumentos”, acrescenta Valber. O maestro da banda também ressalta que os instrumentos em uso atualmente já estão obsoletos. “Devido ao equipamento ser muito ultrapassado perdemos várias oportunidades de participar de campeonatos de bandas e fanfarras, possibilidade possível agora com a chegada dos novos instrumentos, porque capacidade e talento todos têm aqui, isso é inquestionável; o problema em que sempre esbarrávamos era a questão da qualidade dos instrumentos musicais.”
A intenção, segundo Válber, é registrar a Banda na Federação Nacional de Bandas e Fanfarras de Brasília. “Com a nova estrutura, vamos criar um nome para a Banda e registrá-la na Federação.”
O 1º sargento, que também integra a banda do 17º RC Mec, já foi campeão nacional de Bandas e Fanfarras e coleciona outros títulos, além desse na sua área, e experiência e conhecimento que somam muito na hora de reger a Banda Mirim.
Além dos novos equipamentos, a Banda também conta com cinco novos integrantes. “Pela primeira vez teremos balizas à frente da banda na hora do desfile, o que contribui para elevação do nosso nível de apresentação. São duas meninas que já estão fazendo aula de balet, aprimorando seu nível técnico”, ressalta o maestro.
“Ensaiamos o ano todo para essas duas apresentações, então a expectativa é muito grande, ainda mais com a chegada de novos instrumentos”, acrescenta Caroline Fritzen, de 13 anos de idade, integrante da banda há dois anos.
“As apresentações durante os desfiles são as que envolvem maior expectativa para Amambai, mas para o ano que vem, com a nova estrutura, iremos viajar, começando por Dourados, Campo Grande, participando de campeonatos”, acrescenta Valber.
O repertório da Banda Mirim vai do clássico ao popular. “Temos um pout-pourri da banda; tocamos clássicos como o do filme Romeu e Julieta, Êxodo e Cavalaria Ligeira.”