2008-08-19 17:31:00
Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados vacinou 31,7% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde de homens e mulheres de 20 a 39 anos contra a Rubéola, sendo que desses 34,9% são mulheres e apenas 28,4% homens; as mulheres estão se mobilizando mais para a campanha de imunização.
De acordo com o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, cerca de 70% dos casos de Rubéola, em 2007, atingiram a população masculina. "Por isso é muito importante que os homens sejam vacinados. Eles estão protegendo a si próprios, mas, também, impedindo a transmissão da doença para outras pessoas, em especial as mulheres grávidas", disse o Ministro.
Já contra a paralisia infantil, a Secretaria Municipal de Saúde vacinou 55,2% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, totalizando 9.069 crianças com idade de zero a cinco anos. Na Reserva Indígena de Dourados, de acordo com a coordenadora de imunização, Angélica Segatto, cerca de 60% das mulheres indígenas estão imunizadas, aproximadamente 930 pessoas, e apenas 30,8% dos homens tomaram a vacina representando 454 pessoas dessa população. E contra a paralisia infantil, 59,3% dos indígenas estão imunizados, totalizando 1.440 crianças.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Silvia Bosso, pede que os responsáveis não levem crianças com diarréia, vômito ou febre porque elas não podem ser vacinadas nesse estado. Silvia lembra também que mulheres gestantes não devem tomar a dose contra Sarampo e Rubéola.
"Os adultos não podem ser imunizados se estiver com febre ou com alguma doença infecciosa e nem pode ter alergia a ovo, doadores de sangue, após tomar a vacina não poderão doar sangue no prazo de 30 dias", explicou a superintendente.