23.5 C
Amambai
domingo, 5 de outubro de 2025

MS tem até dia 22 para vacinar 75 mil crianças

2008-08-18 12:49:00

Mais de 75 mil crianças de Mato Grosso do Sul ainda não receberam a vacina contra a Poliomielite. Por conta da cobertura Insuficiente – não apenas no estado, mas em outras partes do país –, o Ministério da Saúde prorrogou, pela segunda vez, o prazo final da campanha. Os pais têm, agora, até o próximo dia 22 para vacinar seus filhos.

A vacinação contra a Poliomielite assegura a continuidade da ausência da doença. De acordo com o diretor-geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Eugênio Barros, o Brasil não registra nenhum caso de Poliomielite nos últimos 20 anos. No entanto, ele alerta que os casos da doença têm aumentado expressivamente no mundo. “É importante vacinar contra a Poliomielite, porque o vírus causador da doença ainda circula em algumas regiões da África e da Ásia”, informa.

Para o diretor, o número relativamente reduzido de crianças imunizadas nesta campanha contra a Poliomielite se deve à alta taxa de cobertura das vacinações de rotina em Mato Grossod o Sul. “Como muitos pais já vacinam seus filhos rotineiramente nos postos de saúde, eles não estão vacinando nesta campanha”, argumenta. A vacinação de rotina garante a proteção, mas o Governo orienta aos pais que participem da atual campanha.

Até sexta-feira, apenas 63,15% das 205.529 crianças com até cinco anos de idade (faixa etária alvo da campanha) foram imunizadas. Em números absolutos, 75.731 crianças ainda não receberam a “gotinha” contra a Poliomielite.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 03 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete