2008-08-15 13:47:00
Está tramitando na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul projeto de Lei de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), que prevê o fornecimento gratuito de vacinas contra meningite na rede pública do Estado.
O projeto foi apresentado nesta quinta-feira. A intenção é viabilizar a prevenção entre crianças, já que o preço das doses é elevado – custa R$ 133,00 a dose contra meningite meningocócia e mais R$ 269,00 contra a meningite pneumocócica.
A proposta é fundamentada nos números de casos ocorridos em Campo Grande e na estimativa de que apenas 10% das crianças estejam imunizadas. Neste ano foram confirmadas duas mortes e 14 casos.
DRAMA – A artesã Marcela Miranda de Souza, de 29 anos, viveu o drama de perder o filho, Luís Gustavo, aos cinco anos de idade, vitimado pela meningite. Os pais da criança resolveram lançar por conta própria uma campanha pela disponibilização de vacinas na rede pública e estão coletando assinaturas para encaminhar o documento ao poder público.
Para a mãe de Luís Gustavo, além do alto custo da vacina, faltam informações sobre a prevenção. “Eu nem sabia que tinha vacina. Se soubesse claro que tinha vacinado”, diz. A artesã conta que seu filho apresentou uma infecção no ouvido na quarta-feira, na quinta-feira foi internado e morreu no dia 14 de julho, domingo.