2008-08-14 10:00:00
Aprovado pelo Senado no PNV (Plano Nacional de Viação), esta semana, o ramal ferroviário de 750 quilômetros entre Panorama (SP) e Porto Murtinho (MS) só deve começar a ser construído em 2011, segundo informações da assessoria de imprensa da Valec, estatal que será a executora do projeto.
Isso porque a prioridade é terminar o ramal Norte-Sul que vai interligar São Paulo ao porto de Itaqui, no Maranhão. O ramal vai de Anápolis (SP) a Açailândia (MA). O cronograma prevê que esta obra seja concluída apenas no fim de 2010.
Depois seria dado início à obra para interligar Mato Grosso do Sul ao porto de Santos por via férrea. Apesar de ser esta a previsão inicialmente, segundo a Valec nada impede que o cronograma possa ser adiantado, conforme sejam alocados recursos.
Considerando custo de R$ 3 milhões por quilômetros – variáveis em função da topografia – as obras entre Panorama e Murtinho deve custar cerca de R$ 2,2 bilhões. Nos próximos seis meses deve ser apresentado o projeto piloto, seguindo determinações ambientais e depois será elaborado o projeto técnico para o ramal.
Também foi aprovado pelo Senado o ramal entre Maracaju (MS) e Cascavel (PR), para ligar o Mato Grosso do Sul ao porto de Paranaguá. A interligação entre ferrovias e portos é estratégia de logística do governo federal porque, além de o escoamento da produção por trens ser cerca de 35% mais barato que por rodovias também implica e menos desgaste e acidentes nas pitas.