2008-08-12 12:53:00
Estimular o interesse da sociedade pelo pescado, aproximar o produtor do vendedor e criar oportunidades de emprego e renda, são as metas da 2ª Semana Nacional do Peixe, que acontece entre os dias 25 de Agosto a 07 de Setembro. O acontecimento realizado pela Seap (Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca), conta no Estado de Mato Grosso do Sul, com o apoio da Abrasel/MS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Seprotur (Secretaria de Produção e Turismo), Amas (Associação Sul-Matogrossense de Supermercados) e Câmara Setorial.
Como meta principal, o evento pretende ultrapassar a média atual de consumo de 7 Kg anuais de carne de peixe por habitante. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil possui baixo consumo da proteína, já que o recomendado é a ingestão de 12 Kg por pessoa, pouco menos que a média mundial de 15 Kg para cada habitante.
Segundo o presidente da Abrasel/MS Paulo Ortiz, existe uma cultura no Brasil de comer carne de peixe somente durante a semana santa, fazendo assim, fomentar a comercialização do pescado apenas nesta data. ?Nós temos que nos conscientizar da necessidade de ingerir este tipo de alimento mais vezes ao ano e a Semana Nacional do Peixe vem justamente para esclarecer os benefícios deste prato no cardápio do brasileiro?, diz Paulo.
Para explicar e conscientizar a população, serão distribuídos materiais informativos com dicas sobre a importância do consumo dos pescados e sobre como adquirir peixes, moluscos e crustáceos de qualidade. Dezenas de rodadas de degustação e atividades culturais também estão sendo organizadas com o apoio dos parceiros da campanha.