2008-08-11 07:40:00
A brasiliense Ketleyn Quadros, 20, transformou-se nesta segunda-feira na primeira medalhista do país nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Com a vitória sobre a australiana Maria Pekli, no golden score, ela conquistou a medalha de bronze na categoria até 57 kg do judô.
O feito foi histórico por vários motivos. Esta é a primeira medalha individual de uma atleta brasileira em toda a história das Olimpíadas. Ela se tornou também, portanto, a primeira mulher do país a subir ao pódio no judô, esporte que agora passou a ser o segundo que mais rendeu medalhas ao Brasil em todos os tempos.
Com o bronze de Ketleyn, o judô nacional tem agora 13 medalhas olímpicas, empatado com o atletismo –a vela continua como esporte mais vencedor do Brasil, com 14.
Até hoje, 11 homens eram os responsáveis pelos 12 pódios que o país já obteve no judô –Aurélio Miguel faturou o ouro em Seul-1988 e o bronze em Atlanta-1996.
Ketleyn estava com a "medalha no peito" no tempo regulamentar, já que liderava o placar por um koka. Mas o combate ficou empatado quando, a menos de 30 segundos do fim da luta, a brasileira sofreu uma punição.
No golden score, a brasileira conquistou o ponto que lhe deu o bronze faltando 1min50s para o fim do tempo extra.
Em Pequim, o judô feminino do Brasil é representado por seis atletas: Sarah Menezes, Andressa Fernandes, Danielli Yuri, Mayra Aguiar e Edinanci Silva. A peso pesado Priscila Marques não conseguiu a classificação, o que impediu o envio de uma equipe completa.
O ouro da categoria até 57 kg foi para a italiana Giulia Quintavalle, que derrotou a algoz de Ketleyn, a holandesa Deborah Gravenstijn, na final. A outra medalha de bronze foi para a chinesa Yan Xu, que passou pela francesa Barbara Harel.
O Brasil ainda conquistou um outro bronze no judô nesta segunda-feira. Leandro Guilheiro, terceiro colocado nos Jogos de Atenas, há quatro anos, repetiu o feito ao vencer o iraniano Ali Malomat.