34.8 C
Amambai
domingo, 5 de outubro de 2025

Japorã:Índios atacam ônibus escolar e amarram motorista

2008-08-11 20:13:00

Vilson Nascimento

Um grupo de o indígena guarani-ñhandeva atacou um ônibus escolar, obrigou os alunos a descer e depois de amarrarem o motorista, efetuaram disparos de arma de fogo contra o coletivo na manhã dessa segunda-feira (11) na região da Aldeia Porto Lindo em Japorã.

A ação criminosa aconteceu por volta das 6h30. Segundo a Polícia Militar de Japorã, que atendeu a ocorrência, o ônibus particular realizava, como de praxe todas as manhãs, o transporte de alunos indígenas da aldeia até uma escola no distrito de Jacareí, situado a cerca de 10 quilômetros da reserva indígena, quando teria sido interceptado por dois veículos, uma motocicleta e um Gol, ocupado por indígenas.

Segundo a polícia os três alunos que estavam no interior do ônibus foram obrigados a descer e o motorista, Wilson de Almeida de 41 anos, residente na região de Japorã, foi amarrado pelo grupo e levado para a parte dos fundos do coletivo.
Após assumirem o controle total do ônibus, os indígenas seguiram com o coletivo até as proximidades da Fazenda Chaparral, situada próximo a aldeia indígena, onde abandonaram o coletivo com o motorista amarrado em seu interior, porém antes de deixarem o local, os indígenas teriam efetuado pelo menos quatro disparos de arma de fogo contra o veículo.

PM apreendeu um veículo- De acordo com a polícia ao se soltar o motorista manteve contato com a central de comunicações do Grupamento PM de Japorã, que fica distante cerca de 35 quilômetro do local do fato e uma guarnição da PM se deslocou para a região.

Segundo a PM, após prestar socorro à vítima, a guarnição passou a efetuar diligências na região com o objetivo de identificar e localizar o grupo responsável pelo ataque, porém acabou localizando apenas um dos veículos utilizados pelo bando na ação, um Gol de cor prata, placas CBQ 1757 de Moreira Sales-PR.

Segundo a polícia o carro estava abandonado na linha internacional que separa Brasil e Paraguai, na região denominada “Guavirá”.

PF assumiu investigações do caso- Após realizar levantamentos na região sem sucesso em localizar os autores do atentado contra o ônibus escolar, a Polícia Militar de Japorã encaminhou o ônibus e o Gol envolvidos no episódio para a sede da Polícia Federal de Naviraí, que deverá instaurar inquérito para apurar o caso.

Segundo a PM as informações dão conta que o atentado contra o ônibus escolar teria sido motivado por conta de disputas internas pela liderança dentro da reserva indígena.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 03 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete