2008-08-07 18:09:00
Vilson Nascimento
Antropólogos contratados pela Funai (Fundação Nacional do Índio) para realizarem os estudos e levantamentos de supostas áreas indígenas na região composta por 26 municípios do Estado, já estão trabalhando em Amambai.
As equipes ainda não realizaram vistorias em propriedades rurais. Elas iniciaram os trabalhos pelas aldeias, colhendo depoimentos de indígenas idosos para tentar localizar possíveis áreas habitadas pelos guaranis no passado, as chamadas “Tekoha.
Na manhã dessa quinta-feira (7) mantivemos um breve contato com um dos coordenadores dos trabalhos de identificação de áreas na região de Amambai, o antropólogo Rubens Tomaz de Almeida, o “Rubinho”, como é mais conhecido, mas ele não quis passar informações sobre o trabalho que está sendo desenvolvido.
“Tenho grande interesse em conceder uma entrevista esclarecendo a população sobre nosso trabalho, mas ainda está muito cedo. Estamos começando agora e assim que estivermos com os trabalhos coordenados falaremos à imprensa e passaremos informações”, disse o antropólogo.