34.4 C
Amambai
segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Assomasul alerta para regularização de dados ao BPC

2008-08-06 09:00:00

A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) alertou agora há pouco as prefeituras do Estado sobre o atraso na nomeação do Grupo Gestor responsável pelo BPC (Programa Benefício de Prestação Continuada). Em todo o país, mais de 400 municípios estão atrasados, uma vez que os escolhidos devem participar da capacitação na segunda fase do programa.

De acordo com a Assomasul, os municípios podem se regularizar com o BPC inscrevendo seu grupo gestor pelo site do Ministério do Desenvolvimento Social. O grupo gestor pode ser local ou estadual, e seus componentes devem ser representantes das áreas da educação, saúde, assistência social e direitos humanos.

É preciso indicar também a equipe técnica responsável pelo preenchimento questionário de identificação das dificuldades de acesso e permanência na escola.

O Programa BPC beneficia deficientes com até 18 anos de idade, assegurando o acesso deles ao ensino regular, rompendo barreiras que os afastam da escola.

Em 2007, segundo o Ministério da Educação, somente 21% dos beneficiários do BPC estavam estudando. Os estados iniciarão a capacitação dos gestores e dos técnicos na segunda quinzena de agosto, por isso é importante que os municípios façam a nomeação o mais rápido possível.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 06 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete