21 C
Amambai
segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Sete Quedas:Juiz barra candidato com 38 ações penais

2008-08-04 20:06:00

Estelionato contra o INSS, sonegação de contribuição previdenciária, falsificação de documento público, falsidade ideológica, uso de documento falso e formação de quadrilha.

A lista de crimes, que soma 38 ações penais, barrou a candidatura de Francisco Pereira de Almeida (“Francisco do Sindicato”/PMDB) a uma vaga de vereador na Câmara de Sete Quedas.

A impugnação da candidatura, cujo pedido partiu do Ministério Público, foi determinada pelo juiz eleitoral Plácido de Souza Neto. A sentença foi publicada na ultima sexta-feira. Ao todo, a vida “pregressa” determinou a impugnação de cinco candidatos a vereador, sendo um de Paranhos, cidade atendida pelo juiz eleitoral de Sete Quedas.

Em Paranhos, Nilson Vanderlei Marques (“Coruja”/PMDB) foi impugnado por responder ação penal por tráfico de entorpecentes. Todos os candidatos recorreram e agora tentam que o TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) os mantenha na corrida eleitoral.

Limpa – Nestas eleições municipais, a “ficha limpa” é um dos critérios de pedido de impugnação em Mato Grosso do Sul. Nos pleitos passados, o candidato só era impugnado após o fim de todos os recursos em âmbito judicial. Agora, o concorrente a um cargo eletivo pode ser impugnado caso tenha condenação em primeira instância.

Podem ser alvos dos pedidos de impugnação as candidaturas de pessoas que respondam por crime eleitoral; contra a economia popular; contra a fé pública; contra a administração pública; patrimônio público; mercado financeiro; trafico de entorpecentes e improbidade administrativa.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 06 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete