2008-08-03 00:18:00
O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) estabelceu o prazo até esta segunda-feira (dia 4) para que as emissoras de televisão, rádio, sites de notícias e jornais impressos firmem parceria e, assim, realizem a divulgação dos resultados das eleições de 2008.
Os interessados devem preencher o formulário em anexo e entregar, até segunda-feira, no edifício sede do TRE, devidamente protocolado; enviando pelos correios, para o endereço do TSE: Praça dos Tribunais Superiores – Bloco C – CEP:70.096-900 – Brasília-DF ou enviar por fax para (61) 3316-3353, das 8 às 19 horas.
O Tribunal em Mato Grosso do Sul também recomenda confirmar o recebimento do fax no TSE pelo telefone (61) 3316-3366 e, ainda, que as empresas tenham um técnico da área de informática, para se informarem sobre o funcionamento do software oficial de divulgação dos resultados – o Divulga 2008 .
A Parceria do TSE com as Empresas de Comunicação é o convênio firmado que permite à Justiça Eleitoral distribuir, de forma democrática e abrangente, os resultados das eleições, utilizando a infra-estrutura dessas empresas.
No dia da Eleição a demanda por informações sobre resultados eleitorais é de grande proporção, não correspondente ao cotidiano de acessos ao Sitio do TSE e à capacidade disponível nas máquinas e links da Justiça Eleitoral.
As empresas que se tornarem parceiras terão acesso ao serviço FTP – para busca direta de informações nos arquivos de dados do TRE; acesso rápido e privilegiado aos dados da apuração e totalização dos votos; inserção da logomarca da empresa no site oficial da campanha institucional do TSE e na ferramenta Divulga 2008.
Na prática, a Justiça Eleitoral firma parcerias com empresas para facilitar e agilizar a divulgação dos resultados das eleições. Desta forma, qualquer pessoa interessada tem como acessar os resultados de forma rápida e segura em sua própria casa, apenas indicando o servidor cadastrado por meio do qual deseja baixar o software Divulga 2008 , que viabiliza o acesso aos dados.
De outra forma, concentrados os resultados apenas no site oficial de divulgação do TSE e do TRE/MS, a multiplicidade de acessos poderia causar congestionamento do sistema.