16.7 C
Amambai
terça-feira, 7 de outubro de 2025

Vice & Versa – por Clesio Ribeiro

2008-08-02 11:25:00

## A campanha promete pegar fogo a partir desse mês de agosto nos municípios. A tendência é intensificar a distribuição de materiais de campanha, pinturas em muros, adesivagens, bandeiraços, reuniões políticas e comícios, entre outras estratégias de campanha. 

## Agosto é o período intermediário da campanha. Ainda dá tempo para consertar possíveis erros, mudar algumas estratégias e intensificar mais a campanha para reverter resultados. O programa de rádio só começa a ir ao ar a partir do dia 19 de agosto. 

## Em Tacuru, o prefeito Dr. Cláudio (PR) faz o lançamento oficial de sua candidatura neste sábado, às 19 horas. O mesmo acontece com o prefeito de Coronel Sapucaia, Ney Kuasne, também do PR, que lança oficialmente sua candidatura às 19 horas deste sábado.

## As primeiras prestações de contas dos candidatos precisam ser feitas até o dia 6 de agosto. Todos os gastos de campanha têm que estar bem discriminados para a Justiça Eleitoral.

## No site do Tribunal Regional Eleitoral, no endereço www.ter-ms.gov.br, qualquer pessoa pode acompanhar as prestações de contas dos candidatos.

## No site do Tribunal Regional Eleitoral consta a informação “impugnada” para as candidaturas dos dois candidatos a prefeito de Amambai. As candidaturas dos dois já foram aprovadas pelo Tribunal, mas falta atualizar os dados.

## Prefeitos e representantes dos 26 municípios que serão vistoriados por antropólogos e técnicos da Funai para possível demarcação de terras estiveram em Ponta Porã na manhã de ontem.

## A Assomasul promete dar um suporte jurídico aos prefeitos e aliar-se ao Governo do Estado e representantes políticos do Estado para tentar reverter a situação ou pelo menos dar um acompanhamento isento aos trabalhos de identificação que serão feitos.

## É preciso agilizar rápido esse trabalho dos municípios e dos produtores rurais, porque a Funai não está brincando em serviço. Antropólogos e técnicos já começam a ouvir os índios para saberem onde estão as terras que eles querem.

## Aldeias e comunidades indígenas de 26 municípios sul-mato-grossenses serão consultadas pelos pesquisadores para que os próprios índios afirmem quais são os locais que eles, tradicionalmente, ocupam ou ocupavam no estado.

## Feito isso, esses locais serão visitados pelos grupos de trabalho. Vestígios encontrados nessas áreas confirmarão ou não a presença de indígenas no passado.

## O prefeito de Naviraí, Zelmo de Brida, presente no encontro em Ponta Porã, indagou sobre a situação de Naviraí. Segundo ele, no município existem apenas 35 índios vivendo embaixo de uma lona.

## Mas se esses índios disserem que alguma terra pertenceu aos seus antepassados e houver vestígios nessa terra, ela será objeto de demarcação. Esse negócio ainda vai dar muito “pano pra manga”.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 06 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete