2008-08-02 07:01:00
O Centro de Tradições Gaúchas Sentinela de Amambai de Amambai participou pela primeira vez do Festival de Folclore e Tradição Gaúcha (Fegams), realizado anualmente no município de Maracajú e obteve boas classificações em várias modalidades. O festival, que está em sua 19ª edição, aconteceu no período entre os dias dia 17 e 20 de julho, no Parque de Exposições de Maracaju e contou com 2.000 participantes do Estado.
Tiago Soares, Leonardo Machado Siqueira, Paulo Vitor dos Santos, Rogério José de Oliveira, Edson Dezordi e grupo Bonde da Vaneira foram os nomes amambaienses que se destacaram na modalidade artística e cultural do 19º Fegams. Tiago garantiu a primeira colocação no módulo Gaita Piano na categoria Juvenil, se tornando campeão estadual e Leonardo conquistou o título de vice-campeão na mesma modalidade e conquistou a primeira colocação na modalidade Gaita Ponto.
Na categoria adulta, Rogério de Oliveira foi o vice-campeão na Gaita Ponto, Edson Dezordi garantiu a quarta colocação na modalidade Intérprete Individual e o Grupo Bonde da Vaneira se classificou em quarto lugar na Modalidade Grupo Vocal.
O Festival Gaúcho é realizado anualmente pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG-MS) e o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Nova Querência de Maracajú. Cerca de 100 provas de música, dança, poesia, trova, de truco, de bocha e entre outras foram realizadas entre os participantes. Neste ano, o evento foi animado por Luiz Trautmann e Grupo Soledade, do Rio Grande do Sul.
O CTG Sentinela de Amambai, que tem como objetivo incentivar e valorizar a cultura e as tradições gaúchas, viabilizou a participação e custo com deslocamento dos amambaienses. A entidade é presidida por César Sguissardi que acompanhou o grupo a Maracaju.
O evento contou com a participação de 10 centros de tradições gaúchas das cidades Chapadão do Sul, São Gabriel D’Oeste, Campo Grande com três representantes, com os CTG’s Farroupilhas, Mares Xaraés e Tropeiros. E ainda de Rio Brilhante, Ponta Porã, Sidrolândia, Amambaí, Dourados, Maracaju. Os vencedores das competições, participam da edição nacional a ser feira no estado de Santa Catarina, em cidade a ser confirmada.