2008-08-01 16:49:00
A Polícia Civil descobriu através de uma denúncia a prática feita como óleo vegetal degomado, por caminhoneiros que escondiam a carga dentro de um compartimento secreto e o substituíam por água. O óleo degomado é matéria prima para produção de óleo comestível e Biodiesel.
A investigação começou após o fato ocorrido no dia 10 de Julho de 2008, quando no terminal Cattaline no Porto de Paranaguá, um motorista de Dourados de 36 anos, estava descarregando um caminhão tanque carregado com o óleo degomado, e foi descoberto que entre os
Um outro motorista de 55 anos, também de Dourados, que estava na fila, já tinha substituído parte do óleo degomado por água dentro do compartimento secreto, e quando notou que o companheiro já havia sido pego, não adicionou a água, e faltaram então cerca de
Sem saber do crime, os fiscais deixaram o motorista voltar para a cidade já que não tinham alternativas. No dia 14 de julho, o mesmo motorista de 55 anos, morador no Jóquei Clube, acompanhado de um outro caminhoneiro, morador na Vila Industrial, foi até uma multinacional para carregar seu caminhão, quando foi reconhecido pelos funcionários, que fecharam o portão e não o deixaram sair. Na ocasião foram apreendidos os dois caminhões.
A Polícia Civil continuará nas investigações no intuito de prender a quadrilha e saber aonde o produto substituído por água é vendido. A investigação é conduzida pelo delegado do 2º Distrito Policial Gilberto Pereira.
Prática
Após os caminhoneiros que participam do esquema, carregarem seus caminhões eles vendiam 10% da carga. Nos caminhões há um compartimento secreto no qual é guardado água, que é adicionada ao produto original após o atestado de qualidade feito pelos fiscais que recebem o produto no local de descarga, após o caminhoneiro ligar uma válvula que fica escondido nas laterais do caminhão. A prática começou após o grande aumento da produção de bisodiesel no Brasil.
Prejuízo
A adulteração desses produtos nos desembarques, causam grandes prejuízos ao Brasil, que atesta a qualidade de seu produto, quando o mesmo sai da fábrica, e quando chega no exterior contendo água ou outra substância, o mesmo é desvalorizado.
Máfia
A máfia comete a mesma prática com combustíveis, usando o mesmo tipo de compartimento secreto e adulterando o produto. Porém a gasolina, o álcool e o diesel são substituídos por solvente.