15.4 C
Amambai
terça-feira, 7 de outubro de 2025

Educação: UEMS implantará mestrado em 2009

2008-08-01 09:41:00

Suzana Machado

O primeiro curso de mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul será em Agronomia, na área de Produção Vegetal, na unidade de Aquidauana.

De acordo com a assessoria da Universidade, o curso é voltado a profissionais de Agronomia e Zootecnia, que atuam diretamente no cultivo de culturas, como é o caso das olerícolas, frutíferas, forrageiras e grandes culturas, como milho, soja, arroz, algodão, cana-de-açúcar, entre outras. Serão abertas 15 vagas por ano.

A implantação do curso foi orientada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do Ministério da Educação, órgão responsável pela autorização, reconhecimento e avaliação de cursos de pós-graduação stricto sensu. Os critérios avaliados pela Capes foram a inserção regional do curso, a infra-estrutura administrativa, a área experimental, os laboratórios e a biblioteca.

Marcos Antonio Camacho da Silva, coordenador do curso, explica que para conseguir autorização, o mestrado deve possuir uma proposta atual e abrangente. “O corpo docente é avaliado, sendo necessário todos os professores serem doutores e com experiência em orientação na graduação, comprovando vivência em pesquisa e demonstrando capacidade de sustentação da proposta por meio de publicação e de projetos aprovados em agências de fomento. Quanto às linhas de pesquisas apresentadas na proposta, estas devem ser comprovadas pelos projetos de pesquisas desenvolvidos pelos docentes.”

De acordo com a assessoria, o corpo docente conta com 19 doutores, dentre professores da UEMS e pesquisadores da Embrapa Gado de Corte e Embrapa Agropecuária Oeste.

Importância a nível estadual – Para Marcos Antonio, o curso irá contribuir para o desenvolvimento do setor agropecuário, trazendo novas tecnologias, além de qualificar profissionais para atuarem nessa área. “Neste sentido, a UEMS tem buscado articular e elaborar programas com inserções regionais a serem conduzidos de maneira integrada, com perspectivas de formação e capacitação de recursos humanos de alto nível, atendendo às necessidades de pesquisa na área em que se inserem.”

“Estamos trabalhando para que outros programas de pós-graduação sejam implantados na instituição, pois assim contribuiremos ainda mais não só para a qualificação, mas também para a fixação desses recursos humanos em Mato Grosso do Sul”, acrescenta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMS, professor Sidnei Lima Junior.

Com este curso, a UEMS inicia suas atividades de pós-graduação em nível de mestrado, passando a fazer parte do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) da Capes. Segundo o reitor, professor Gilberto José de Arruda, a oferta do mestrado atende ao planejamento de verticalização do ensino na Universidade, previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional da UEMS e que se adequa à proposta de Reforma Universitária. “Com a implantação de cursos de pós-graduação, a produção do conhecimento aumenta e a instituição se insere, definitivamente, no conceito de universidade”, diz.

Para o acadêmico do terceiro ano de História da UEMS de Amambai, Francisco Edson Aris, diretor regional do DEC (Diretório Central dos Estudantes) correspondente a Amambai, Naviraí e Mundo Novo, a implantação do mestrado na Universidade é de fundamental importância. “A UEMS tinha uma grande necessidade com relação à implantação do mestrado. Com o curso de pós-graduação aumentam as pesquisas, a Universidade fica com mais respaldo para a criação de novos cursos, além de melhorar a  qualificação dos professores e a formação de profissionais capacitados na área agropecuária. Levando em conta que a economia do Estado gira em torno do setor agropecuário, o mestrado tem muito a contribuir para o nosso desenvolvimento.”

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 07 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete