18.8 C
Amambai
terça-feira, 7 de outubro de 2025

Exportação de carne bovina do Brasil crescerá 32% até 2017

2008-07-30 00:41:00

Maior exportador de carne bovina do mundo, o Brasil deverá ampliar as suas vendas externas em 32 por cento até 2017, para 2,9 milhões de toneladas (equivalente carcaça), estimou nesta terça-feira (dia 29) um estudo da AgraFNP, divisão brasileira do Agra Informa, líder em consultoria global na área de agricultura e pecuária.

Apesar de as previsões da AgraFNP não indicarem um cenário de tranquilidade para pecuaristas e frigoríficos, o Brasil deve se firmar na liderança mundial do setor em meio a dificuldades ainda maiores enfrentadas pelos seus principais concorrentes, como disponibilidade limitada para o crescimento da área para agropecuária e custos mais altos.

Austrália, Estados Unidos e Argentina – com problemas de seca, alta de custos com milho para criação intensiva e de oferta, respectivamente – já estão próximos do limite de sua capacidade produtiva, segundo a consultoria.

"As previsões (de exportação) para o Brasil estão sujeitas a condições de mercado. O número pode ser superior se tiver problema de oferta no mercado internacional, e se o Brasil tiver acesso a novos mercados", disse o diretor técnico da AgraFNP, José Vicente Ferraz.

A consultoria estima um crescimento na demanda mundial de carne de 250 mil a 300 mil toneladas por ano, por compras de países asiáticos e até pelos Estados Unidos. Mesmo ampliando o seu rebanho, o Brasil não conseguirá absorver todo esse aumento de demanda, o que indica que os preços da arroba do boi no país devem continuar em alta, subindo cerca de 20 por cento em cinco a dez anos, em relação a patamares atuais historicamente elevados.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 07 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete