16.1 C
Amambai
terça-feira, 7 de outubro de 2025

Entidade pede que MPT fiscalize 105 construtoras de MS

2008-07-30 16:14:00

O presidente da Fetricom/MS (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção e Mobiliário), João Gomes, esteve nesta terça-feira no Ministério Público do Trabalho, onde protocolou pedido de fiscalização em 105 empresas do setor que estariam explorando mão-de-obra informal.

A entidade pretende dentro dos próximos 15 dias entregar mais uma relação, com outras 105 empresas para serem vistoriadas. “Até agora visitamos 30 municípios, mas estamos trabalhando duro para visitar os outros no prazo máximo de duas semanas”, afirma João. O presidente acrescenta ainda que mesmo com o trabalho árduo dos sindicatos nas cidades, é praticamente impossível fazer o levantamento total da informalidade no Estado.

A lista de 105 empresas representa somente 15% das obras realizadas em Mato Grosso do Sul, no entanto para a Federação é um grande avanço, porque admite que é difícil atingir 100% de fiscalização. João Gomes ressalta que nesta situação as parcerias são fundamentais para o trabalho de combate aos informais.

“Nós já entramos em contato com o sindicato patronal e eles estão dispostos a colaborarem com a nossa causa”, diz João. Segundo o presidente, outro apoio importante virá por parte do MTP. “Temos uma confiança muito grande no Ministério Público do Trabalho e sabemos que eles vão fazer de tudo para nos ajudar”, finaliza.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 07 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete