18.9 C
Amambai
terça-feira, 7 de outubro de 2025

Vice & Versa – por Clesio Ribeiro

2008-07-29 12:13:00

## “Não adianta candidato prometer fazer muita coisa porque as terras vão virar tudo aldeia”. Ouvi esse comentário de um cidadão em Amambai, diante da notícia do estudo que a Funai fará na região sul para demarcação de terras para a comunidade indígena.

## A verdade é que o assunto é muito sério e a comunidade (diga-se homem branco) está se conscientizando da gravidade do assunto. Amambai tem uma população indígena de pouco mais de 8 mil índios, mas com certeza, a maioria deles, nem estão sabendo dessa portaria.

## O presidente do Sindicato Rural de Amambai, Cristiano Bortolotto, tem se mostrado muito preocupado com a questão. O produtor rural Ney Magalhães, uma das personalidades mais respeitadas do setor na região de Amambai e Ponta Porã, disse que nos seus 73 anos de idade, como produtor rural esta é a situação mais complicada que já vivenciou. Não pode deixar um assunto desse adormecer e cair no esquecimento da opinião pública.

## No próximo dia 10 os pesquisadores e técnicos contratados pela Funai (Fundação Nacional do Índio) se reúnem em Dourados para discutir as estratégias do estudo que deverão estar concluídos em no máximo 90 dias. Esse negócio não é brincadeira!!!

## Depois de um mês de julho morno, a campanha promete pegar fogo em Amambai a partir de agora. No sábado, o prefeito Sergio Barbosa (PMDB) lançou sua candidatura no Alphaville Clube. 

## Se depender dos ânimos dos dois candidatos, Dirceu Lanzarini e Sergio Barbosa, essa disputa ainda vai dar muito que comentar nestes próximos dois meses. Para quem está de fora parece pouco tempo, mas para os candidatos serão dois meses muito longos de intensa campanha. 

## Aos poucos o eleitor vai se incorporando à campanha, mas por enquanto há poucas discussões em torno dos candidatos. A maioria dos eleitores já sabe em quem votar, mas prefere não discutir a sua preferência.

## A movimentação no centro de Amambai na manhã de sábado foi intensa, com os dois candidatos promovendo o chamado “bandeiraço”. No domingo, todo mundo deu uma passada na festa do Bila, em comemoração ao dia de São Cristóvão. 

## Se o eleitor ainda não incorporou totalmente a campanha para prefeito, imagine então para vereador. A indecisão para escolher os novos representantes no legislativo atinge mais de 30% dos eleitores. Se a eleição para prefeito não é fácil, a de vereador então é briga de foice no escuro. Tem que trabalhar muito.

## E os principais adversários são os próprios companheiros de partido. Em Amambai são mais de 50 candidatos a vereador, mas muitos vão vendo as chances ficando difíceis no desenrolar da campanha. Devem sobrar uns 20 candidatos com chances de brigarem de verdade pelas nove vagas no final.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 07 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete