2008-07-28 16:52:00
Vilson Nascimento
A união de forças entre o Poder Judiciário e o Poder Público Municipal está garantindo a reforma e o reforço da segurança, além de proporciona maior conforto aos detentos, na cadeia pública de Sete Quedas que em apenas dois anos teve pelo menos quatro grandes fugas.
O trabalho está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Sete Quedas, com apoio do Poder Judiciário através da aplicação de recursos do “Conselho da Comunidade”, fundos adquiridos por intermédia da aplicação de penas pecuniárias na Comarca que abrange os municípios de Sete Quedas e Paranhos.
As obras tiveram início em maio e segundo o Juiz titular da Vara Única da Comarca de Sete Quedas, Dr. Plácido de Souza Neto, que também exerce a função de “Juiz Corregedor”, a parceria entre o Judiciário e o Poder Público Municipal para o reforço e reestruturação das duas celas da cadeia, que funciona anexa ao prédio da Delegacia de Polícia Civil local, visa garantir o fim das fugas que tem ocorrido com muita freqüência na cadeia local.
“Nosso objetivo é acabar com o problemas das constantes fugas que ocorrem aqui
Além de reforços nas paredes, pisos e grades das celas, que também estão recebendo nova pintura e iluminação, foram instaladas câmeras de vigilância na parte interna e externa da cadeia para monitoramento da movimentação nas celas e ao solário da cadeia para garantir maior segurança, segundo o Poder Judiciário, tanto para os detentos como para os investigadores da Polícia Civil que exercem o papel de carcereiro na cadeia local .
Na sexta-feira (25) o Juiz, Dr. Plácido de Souza Neto, acompanhado pela Promotora de Justiça titular da Comarca, Dra Rosalina Cruz Cavagnolli, estiveram vistoriando o andamento da obra.
A cadeia pública de Sete Quedas tem duas celas com capacidade para quatro detentos cada, que são monitorados e assistidos pelo único investigador de polícia de plantão na Delegacia, já que a Polícia Militar não realiza a guarda externa, como ocorre em outras localidades, por falta de efetivo. Nove detentos estão recolhidos no regime fechado e pelo dois no regime semi-abeto