21 C
Amambai
terça-feira, 7 de outubro de 2025

MS defende na OIE certificação de área livre de aftosa

2008-07-28 12:07:00

Está marcada para amanhã, dia 29, a reunião na qual técnicos da OIE (Organização Mundial para a Saúde Animal), em Paris, França, vão analisar a situação sanitária do gado bovino de Mato Grosso do Sul com vistas a devolver a certificação de área livre de febre aftosa com vacinação.

Quem representa o Estado é a secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. Ele foi autorizada pelo governador André Puccinelli (PMDB) a participar das reuniões da OIE no período de 27 de julho a 1º de agosto.

A OIE vai decidir pela certificação ou não analisando relatório das condições sanitárias do gado bovino em Mato Grosso do Sul elaborado pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Tereza Cristina contou ao Midiamax que, desta vez, o relatório do Mapa foi checado por técnicos de MS antes de seu envio à OIE.

No dia 26 de maio a OIE reconheceu como área livre da doença os estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

Só Mato Grosso do Sul ficou de fora. Na época os técnicos reclamaram da falta de informações no relatório sobre os trabalhos realizados no Estado para debelar o risco da doença.

O governador André Puccinelli também reclamou do tratamento dado por técnicos do Mapa ao Estado. Ele chegou a dizer que “ficavam procurando pêlo em ovo” e não davam o devido destaque às ações desenvolvidas pelas autoridades sanitárias.

Tereza Cristina avalia que o novo documento é fiel às medidas sanitárias tomadas por Mato Grosso do Sul para combater à doença. Ela disse ainda estar confiante que a OIE dará uma resposta positiva ao Estado.

Em casos como este que se trata de uma análise técnica, a OIE costuma dar a resposta em cerca de 15 dias. Porém, como não se trata de uma regra pode ser que os técnicos já tenham a decisão no dia seguinte.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 07 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete