21 C
Amambai
terça-feira, 7 de outubro de 2025

Agricultura familiar é peça-chave para garantir alimento

2008-07-28 07:08:00

A agricultura familiar tem papel fundamental no combate à “crise dos alimentos” que tem pressionado a inflação de vários países em todo o mundo. O assunto foi tratado pelo pesquisador da Embrapa Sede, de Brasília-DF, Marcelo Gastal, mestre em Sociologia e doutor em Desenvolvimento Sustentável que esteve em Dourados neste sábado participando da 2ª Semana da Agricultura Familiar.

Ele apresentou o painel A agricultura familiar, a crise dos alimentos e o desenvolvimento territorial sustentável. A Embrapa desenvolve pesquisa que faz uma previsão da agricultura familiar até o ano de 2023.

Os pesquisadores analisam as influências da agricultura para os próximos anos, com missão de viabilizar pesquisas, desenvolver e transferir tecnologias e inovação, valorizando o ambiente produtivo, social e ambiental. “E o processo se dá por finalizado quando a população adota a tecnologia, por isso a Embrapa vem atuando no enfoque territorial, da sustentabilidade, de gestão social e organização participativa”, enfatizou o pesquisador.

Para o Chefe-Geral da Embrapa Agropecuária Oeste  Fermando Lamas, a agricultura familiar é prioridade dentro do Plano Diretor da Embrapa que, nos últimos anos, tem intensificado a geração de tecnologia, avaliação técnica e econômica das pesquisas, com foco também para a agroecologia e para o desenvolvimento social.

“Mas deve haver esforços de parcerias. A Embrapa vem avançando em outros modelos de produção”, diz. Só em Mato Grosso do Sul a agricultura familiar tem 60 mil famílias, sendo 60% dessas localizadas na região da Grande Dourados.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 07 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete