14.2 C
Amambai
quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Detran quer melhorar a segurança no trânsito

2008-07-25 15:39:00

Hoje (25), data em que se comemora o Dia do Motorista, dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) revelam que no mês de junho foram registrados 13 acidentes com vítimas fatais, 116% a mais que o número registrado de janeiro a maio deste ano, que foi de seis óbitos no local do acidente. A gravidade dos acidentes fez com que a Capital revertesse a curva de declínio dos últimos 18 meses, fato que preocupa as autoridades de trânsito.

Para tornar o trânsito mais seguro, o órgão aposta nas campanhas educativas e nas barreiras eletrônicas. De acordo com o diretor-presidente do Departamento, Carlos Henrique Santos Pereira, o Detran deve instalar 280 equipamentos eletrônicos em todo o Estado. “Não queremos aumentar a arrecadação de multas, a principal finalidade é ordenar as vias, por isso as ações serão de caráter mais educativo que repressivo. Mas precisamos reconhecer que os equipamentos inibem as infrações.”

Ainda segundo Santos Pereira, as novas lombadas têm câmeras de maior resolução que possibilitam a checagem do uso do cinto de segurança. Ele acrescenta que o governo também vai investir nas companhias de trânsito. As unidades devem receber fardamento, guinchos, etilômetros (bafômetros) e veículos quatro rodas. Entre os meses de dezembro e janeiro a companhias do interior terão um acréscimo no contingente – mais 50 soldados vão ser distribuídos entre os municípios de Mato Grosso do Sul.

Na avaliação do diretor, o aprimoramento da Lei Seca foi uma medida de alto impacto que melhorou a consciência coletiva, para que todos respeitem a legislação. A multa no valor de R$ 957, a perda da Carteira de Habilitação e a classificação como homicídio doloso reduziram o número de infrações.

          Projeto em tramitação 
No Congresso Nacional tramita um pacote de leis que prevê o reajuste de 65% do valor da multas aplicadas hoje. Também está incluído o aumento de dois anos de permissão para dirigir – ou seja, a carteira provisória pode ter validade de 24 meses para que o condutor receba a CNH definitiva. Outra mudança prevista está no acréscimo de mais 15 tipificações de infrações, para evitar a descaracterização das multas. 
   
A votação deve ser feita já neste semestre, porque está na Casa de Leis em regime de urgência. A idéia é a agilizar o processo para que as mudanças ocorram em breve.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 08 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete