14.4 C
Amambai
quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Agricultores fazem caminhada hoje às 14h em Dourados

2008-07-24 13:09:00

Para divulgar 2ª Semana de Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, produtores farão uma caminhada com saída às 14h de hoje (24) do Estádio Douradão seguindo pelas ruas Coronel Ponciano e Marcelino Pires até a Praça Antônio João para chamar a atenção do público douradense durante o trajeto.

A 2ª Semana de Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul será aberta oficialmente às 19h no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, próximo ao Estádio Douradão. O evento vai discutir vários assuntos ligados à produção de alimentos para consumo da população brasileira.

A semana é promovida pela Federação de Agricultura Familiar do MS (FAF/MS), Prefeitura de Dourados, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar; pelo Governo do Estado, por intermédio da Agência de Desenvolvimento e Extensão Rural (Agraer) e Embrapa Agropecuária Oeste.

O evento tem a expectativa de reunir mais de 1.500 agricultores familiares do Estado, que participarão de oficinas, painéis e mesa redonda com os principais assuntos de interesse do pequeno produtor rural.

Segundo o secretário de Agricultura Familiar de Dourados, Ermínio Guedes dos Santos, estão confirmados para participar da 2ª Semana de Agricultura Familiar importantes personalidades da área produtiva que explicarão novas tecnologias para produzir mais e com sustentabilidade.

Para debater a crise de alimentos, no painel que será realizado na manhã de sexta-feira, está confirmada a participação de Gilmar Pastores, que vem direto de Genebra (Suíça), para Dourados, com os conhecimentos que o levam a palestrar em todo o mundo pela Federação de Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar (Fetraf).

Uma das maiores autoridades em leite e biocombustíveis no País, Marney Sidney de Paula Moreira vai apresentar as novidades para o setor; outro técnico, Alencar Paulo Ruger, vai discutir a bioenergia na agricultura familiar e o especialista em cooperativas de pequenos agricultores, Ricardo Leores Hamarcher, vai abordar a produção de álcool na agricultura familiar.

Ermínio explica que outro assunto polêmico, a reforma agrária, será discutida em painel com a participação de representantes do Incra, Famasul, CUT, MST e FAF e o Banco do Brasil participa apresentando o novo Plano Safra para a agricultura familiar e o endividamento e negociação de dívidas de agricultores familiares.

Para Ermínio, a Semana de Agricultura Familiar é um evento estratégico e uma enorme oportunidade para a agricultura familiar ocupar cada vez mais espaço em um momento de crise dos alimentos.

"A produção familiar precisa ser reordenada e para isso o produtor tem que saber aproveitar as oportunidades e conhecer as políticas públicas disponíveis, como será mostrado neste evento", conclui Ermínio.
Paralelamente à semana, acontece também a 4ª Feira Estadual de Sementes Crioulas e de Alimentos da Agricultura

Familiar, na tenda montada no pátio do Estádio Douradão e a 2ª Mostra de Tecnologia da Agricultura Familiar, na Embrapa CPAO, nesta sexta-feira de manhã e à tarde.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 08 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete