20.9 C
Amambai
quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Defesa Civil orienta sobre cuidados com baixa umidade do ar

2008-07-23 14:40:00

A Coordenadoria de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul faz um alerta para toda população nesta época de baixa umidade e estiagem. As conseqüências da baixa umidade para a saúde humana incluem complicações respiratórias provocadas pelo ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, além de eletricidade estática em pessoas, equipamentos eletrônicos e o aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Quando a umidade varia entre 20 e 30% as autoridades denomimam estado de atenção. Nessa situação, a Defesa Civil aconselha: evite exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas; umidifique o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e molhe os jardins. Também é recomendado permanecer em locais protegidos do sol e em áreas com vegetação.

O estado de alerta é quando a umidade do ar fica entre 12 e 20%. Nessas condições, devem ser observados os cuidados do estado de atenção, assim como não praticar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.

A umidade abaixo de 12% indica estado de emergência. A situação exige a suspensão de atividades caracterizadas por aglomerações de pessoas em recintos fechados – tais como aulas e sessões de cinema – no intervalo entre 10 e 16 horas. Também é indicado manter umidificados os ambientes internos, principalmente os quartos de crianças, hospitais etc; devem ser mantidas as recomendações para os estados de atenção e alerta.

Cuidados gerais

paralisar ou reduzir as atividades que exijam esforço físico entre as 10 e 15 horas;
umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e molhar os jardins;
permanecer em locais protegidos do sol, em áreas com vegetação;
consumir bastante líquido;
evitar aglomerações em ambientes fechados;
tomar banho frio, se possível, evitando o uso do banho quente prolongado;
utilizar soro fisiológico para olhos e narinas;
manter as residências com portas e janelas abertas o maior tempo possível;
usar roupas brancas ou claras, de preferência de algodão;
utilizar cremes umectantes no rosto e nas mãos;
evitar o uso excessivo do ar condicionado;
não queimar lixo e folhas secas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 08 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete