2008-07-22 14:27:00
Objetivo é criar alternativa para visitantes que vêm à fronteira efetuar compras no Paraguai.
A cidade de Pedro Juan Caballero está, a cada dia que passa, mais cheia de visitantes. O turismo de compras tornou-se, definitivamente, o grande motor que impulsiona o comércio da fronteira. Os lojistas do lado paraguaio contabilizam lucros cada vez maiores e, do lado brasileiro, o setor de prestação de serviços _ com algumas exceções _, também fatura.
O mês de julho começou com o dólar sendo cotado na faixa de R$ 1,70. Esse valor é 10 centavos menor que no mesmo período do ano passado. Por conta disso, as compras no Paraguai tornaram-se ainda mais atrativas. As grandes lojas anunciam promoções no mês em que muita gente entra de férias.
A expectativa dos comerciantes do lado paraguaio é de que, neste mês, o volume de vendas será 50% maior que junho.
O movimento de turistas esgota a capacidade dos hotéis no lado brasileiro. Porém, nem todos os setores da economia se beneficiam com a prosperidade no lado paraguaio. Os preços baixos
Por isso, “pegar uma carona” na prosperidade paraguaia tornou-se um desafio para os empresários do lado brasileiro. Algumas iniciativas já estão sendo implementadas. Boa parte delas deve começar a reverter a situação em médio e longo prazo.
Com o turismo em alta na fronteira, poder público e iniciativa privada
O Centro de Convenções, localizado nas proximidades do Horto Florestal, é uma obra construída com recursos federais e com a contrapartida do município. São mais de R$ 3 milhões em investimentos.
Outra iniciativa no sentido de oferecer espaço para a realização de eventos culturais está sendo planejada pela diretoria do Itapema Iate Clube, que possui uma das maiores área de lazer do interior de Mato Grosso do Sul.
O projeto é considerado ousado pelo presidente do clube, o comerciante José Eraldo rebelo Maciel. “Nosso projeto é construir uma pousada e um salão de eventos. O local ficará à disposição dos nossos associados e também dos visitantes”, disse o presidente do clube.
De acordo com o projeto, a pousada deverá atender quem pretende passar um fim de semana agradável, desfrutando de uma área verde de
Já o salão de eventos deverá ser o espaço para a realização de festas e acontecimentos envolvendo grande número de pessoas. “Queremos incluir neste projeto a construção de uma concha acústica, proporcionando aos artistas um espaço, ao ar livre, para a realização de espetáculos musicais”, informa o presidente do Itapema.
“Temos que acompanhar as mudanças que estão ocorrendo em nossa cidade. É um momento extremamente favorável. Não podemos ficar apenas criticando quem está crescendo. Vamos fazer a nossa parte”, frisou o presidente.