22.4 C
Amambai
quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Ponta Porã investe no turismo de eventos

2008-07-22 14:27:00

Objetivo é criar alternativa para visitantes que vêm à fronteira efetuar compras no Paraguai.
A cidade de Pedro Juan Caballero está, a cada dia que passa, mais cheia de visitantes. O turismo de compras tornou-se, definitivamente, o grande motor que impulsiona o comércio da fronteira. Os lojistas do lado paraguaio contabilizam lucros cada vez maiores e, do lado brasileiro, o setor de prestação de serviços _ com algumas exceções _, também fatura.


O mês de julho começou com o dólar sendo cotado na faixa de R$ 1,70. Esse valor é 10 centavos menor que no mesmo período do ano passado. Por conta disso, as compras no Paraguai tornaram-se ainda mais atrativas. As grandes lojas anunciam promoções no mês em que muita gente entra de férias.

A expectativa dos comerciantes do lado paraguaio é de que, neste mês, o volume de vendas será 50% maior que junho.

O movimento de turistas esgota a capacidade dos hotéis no lado brasileiro. Porém, nem todos os setores da economia se beneficiam com a prosperidade no lado paraguaio. Os preços baixos em Pedro Juan Caballero acabam atraindo consumidores de combustíveis, vestuário e eletrônicos.

Por isso, “pegar uma carona” na prosperidade paraguaia tornou-se um desafio para os empresários do lado brasileiro. Algumas iniciativas já estão sendo implementadas. Boa parte delas deve começar a reverter a situação em médio e longo prazo.

Com o turismo em alta na fronteira, poder público e iniciativa privada em Ponta Porã, buscam formas de aproveitar o bom momento e atrair os visitantes. O objetivo é oferecer atrações para que os turistas que vêm comprar no Paraguai fiquem mais tempo em Ponta Porã. “Uma alternativa é a promoção de eventos. Neste sentido, o município está promovendo investimentos fortes. Em breve teremos um centro de convenções com capacidade para mais de 500 pessoas. Nele, poderão ser realizados espetáculos artísticos, shows, eventos envolvendo categorias profissionais, enfim, uma série de eventos. Com isso espera-se que os turistas façam suas compras mas fiquem em Ponta Porã pelo menos um ou dois dias”, diz Walquiria Capusso, diretora de turismo do município.


O Centro de Convenções, localizado nas proximidades do Horto Florestal, é uma obra construída com recursos federais e com a contrapartida do município. São mais de R$ 3 milhões em investimentos.


Outra iniciativa no sentido de oferecer espaço para a realização de eventos culturais está sendo planejada pela diretoria do Itapema Iate Clube, que possui uma das maiores área de lazer do interior de Mato Grosso do Sul.  

O projeto é considerado ousado pelo presidente do clube, o comerciante José Eraldo rebelo Maciel. “Nosso projeto é construir uma pousada e um salão de eventos. O local ficará à disposição dos nossos associados e também dos visitantes”, disse o presidente do clube. 

De acordo com o projeto, a pousada deverá atender quem pretende passar um fim de semana agradável, desfrutando de uma área verde de 25 hectares. Área que conta também com um complexo esportivo composto por campos de futebol e quadras para diversas modalidades esportivas. O clube também conta com uma área de camping e um bosque com 45 churrasqueiras. 

Já o salão de eventos deverá ser o espaço para a realização de festas e acontecimentos envolvendo grande número de pessoas. “Queremos incluir neste projeto a construção de uma concha acústica, proporcionando aos artistas um espaço, ao ar livre, para a realização de espetáculos musicais”, informa o presidente do Itapema. 

“Temos que acompanhar as mudanças que estão ocorrendo em nossa cidade. É um momento extremamente favorável. Não podemos ficar apenas criticando quem está crescendo. Vamos fazer a nossa parte”, frisou o presidente.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 08 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete