22.4 C
Amambai
quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Enfoque ‘por Clesio Ribeiro’

2008-07-22 11:39:00

## O governador André Puccinelli se reuniu às pressas com deputados estaduais e prefeitos representantes dos 26 municípios que serão objeto de estudos para demarcação de terra indígena. Conversei com o prefeito Sergio Mendes, de Sete Quedas, que esteve na reunião, e ele disse que a preocupação é grande para todo mundo.

## Sobre a disputa eleitoral em Sete Quedas, o prefeito Sergio Mendes disse que, apesar de ser candidato único, está intensificando as visitas à população nesse período eleitoral.

## Faltando praticamente dois meses e uma semana para as eleições municipais, a campanha ainda segue num ritmo muito lento em praticamente todos os municípios. É a nova forma de fazer campanha, que não permite muito barulho.

## Se a forma de fazer campanha mudou, o eleitor também está mudado. Não existe aquele embate de opiniões como se via há algum tempo. Em Amambai, por exemplo, por mais que haja uma rivalidade histórica entre os dois candidatos a prefeito, os eleitores de ambos estão se respeitando.

## Se os eleitores estão se respeitando, os candidatos também devem se respeitar, evitando a baixaria e denúncias eleitoreiras e pautando a campanha em cima de propostas de trabalho, que é o que o povo quer saber.

## Até agora não se ouviu nenhum comentário sobre a realização de debate entre os candidatos a prefeito em Amambai. Na última campanha, além da Rádio Jornal que sempre realiza debates, outras instituições também promoveram, como os acadêmicos que realizaram um debate no Alphaville Club.

## O debate é muito importante durante a campanha eleitoral, porque põe os candidatos frente a frente, onde eles trocam perguntas e questionamentos entre si, e também dá a oportunidade da população avaliar a postura e propostas de cada um. Só não vale fazer como o Ary Artuzi, em Dourados, que já fugiu de dois debates.

## Passados 15 dias das convenções municipais, muitos candidatos nem chegaram a confeccionar os ‘santinhos’. Os pedidos de impugnação de candidaturas vêm aumentando e muita gente que está com o nome na lista não poderá concorrer.

## Em Amambai, pelo menos uns cinco candidatos podem ter problemas com a impugnação. Em Iguatemi, pelo menos 10 candidatos tiveram a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral, e a maioria por descumprimento de prazo de desincompatibilização. É preciso seguir todos os trâmites que a lei eleitoral exige para não ter problema, inclusive se, caso eleito, ficar impedido de ser diplomado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 08 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete