16 C
Amambai
quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Polícia Civil disponibiliza "Delegacia Virtual" em MS

2008-07-21 10:07:00

Para atuar ainda mais próximo da população, a Polícia Civil disponibiliza a Delegacia Virtual, que entre outros serviços oferece orientações sobre crimes de internet.

O investigador de Polícia Judiciária, Michel Weiler Neves, explica que os crimes virtuais mais comuns no Estado são os de calúnia e difamação, além de ameaças enviadas por e-mails ou recados em páginas de relacionamento.

Michel alerta para que se evite disponibilizar dados pessoais na internet: pessoas más intencionadas podem utilizar estas informações na realização de crimes e falsificação de documentos. “Há casos de venda de CD’s com informações pessoais de várias pessoas, pegas de sites como o Orkut.

Por isso é importante evitar colocar até mesmo fotos com nomes e outras especificações”, adverte o investigador que ainda alerta para que os pais fiscalizem os sites visitados pelos filhos, aconselhando até mesmo a adoção de programas que bloqueiam alguns endereços eletrônicos inadequados para crianças e adolescentes.

Outro cuidado que o investigador orienta é que se evite as salas de bate-papo, uma vez que os usuários emitem nomes e podem estar com más intenções. “Nessas salas é impossível saber se quem conversa com você é homem, mulher ou criança”, explica.

Um agravante que pode inviabilizar os trabalhos de investigação de crimes cometidos na rede é a utilização de lan houses – lugares onde se paga para utilizar a internet – nesses locais, onde as máquinas são compartilhadas é possível praticar crimes onde a identificação do autor fica inviabilizada, apesar de existir uma lei que determina que as casas tenham o cadastro dos usuários, isso não ocorre na prática.

Outro cuidado a ser tomado, segundo Michel, é onde o usuário clica, em alguns e-mails são enviados programas que rastreiam todas as informações digitadas no teclado, um vírus que geralmente é enviado como um atrativo, fazendo com que a pessoa clique e instale o programa espião em seu computador.

Para entrar em contato com a Delegacia Virtual e tirar dúvidas sobre crimes praticados na rede é possível utilizar o messenger disponível: [email protected] ou pelo telefone 3318-7981.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 08 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete