14.3 C
Amambai
quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Portarias da Funai podem trazer desestabilização econômica

2008-07-18 14:17:00

As portarias editadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai) números 788, 789, 790, 791, 792m 793, publicadas no último dia 10 de julho, no Diário Oficial da União, que constituem grupo técnico com objetivo de realizar estudos antropológicos em 26 municípios de Mato Grosso do Sul, devem gerar desestabilização econômica para o Estado.

Foi o que comentou na última quinta-feira (17), depois da reunião com o governador André Puccinelli, prefeitos e presidentes de sindicatos rurais, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Ademar Silva Junior.

“Se houver perda dessas áreas, o prejuízo à economia do Estado é de um terço das áreas, restando apenas 12 milhões de hectares economicamente aproveitáveis de um total de 35 milhões de hectares”, disse Ademar. Os produtores rurais junto com o governador decidiram encaminhar um documento, solicitando a revogação das portarias.

Na carta, eles apontam as conseqüências das decisões como o conflito entre índios e não índios e o “agravamento da questão social, impactando a vida de 700 mil brasileiros”. Outra defesa colocada na carta está o “envolvimento indevido das áreas dos 26 municípios mencionados que não se caracterizam como áreas indígenas”.

Na carta, assinada pelo governador, prefeitos dos municípios e presidentes dos sindicatos rurais e entidades, também é frisado o prejuízo do Estado e do risco a soberania nacional, com a perda do território brasileiro, envolvendo mais de mil quilômetros da fronteira com o Paraguai.

A vistoria atingirá os municípios de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Iguatemi, Japorã, Jardim, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Tacuru e Vicentina.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 09 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete