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quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Leia a coluna "Vice & Versa" escrita por Clesio Ribeiro

2008-07-18 11:13:00

## Os prefeitos que estão disputando a reeleição têm um duplo desafio pela frente que é cuidar da campanha e manter os serviços públicos funcionando perfeitamente.

## O uso favorável da máquina, tão falado na campanha da reeleição, é significante; no entanto, se o serviço não estiver a contento da população durante o período de campanha, o efeito é contrário.

## Uma lâmpada queimada, um lixo acumulado, um remédio que faltou no posto, enfim, qualquer deficiência nos serviços, reflete negativamente no candidato. E podem crer que a oposição está de olho em tudo e utilizará muito bem para justificar a necessidade de mudança.

## Portanto, agora, mais do que nunca, a atuação da administração pública municipal tem que ser perfeita. Agora, conciliar as duas coisas, administração e campanha, é uma tarefa que exige muita competência.

## Estive em Campo Grande essa semana e andando pelas ruas até parece que não é ano eleitoral. Não tem quase nenhuma propaganda nas ruas e a própria população pouco fala no assunto.

## Pelo que se fala, o atual prefeito da capital, Nelsinho Trad (PMDB) vai ganhar fácil no primeiro turno e a campanha só vai ganhar as ruas pra valer, em agosto.

## E as gráficas estão abarrotadas de pedidos de materiais para a campanha. O pedido urgente demora uma semana, pelo menos, para ser entregue. É bom agilizar a criação e pegar no pé da gráfica para não deixar o candidato na mão.

## Além do volume de serviços nas gráficas, começa a faltar papel e outros materiais similares nas distribuidoras, devido à grande procura. E a tendência é piorar em agosto e setembro, quando vem chegando a reta final da campanha.

## Tem candidato que ainda não sabe e nem contratou profissional para elaborar a frase que utilizará como slogan nos materiais impressos; imaginem então o plano de governo, onde vão as propostas que ele tem que apresentar para o eleitor. É bom correr!

## E em agosto, a partir do dia 19, portanto, daqui a um mês, começam as propagandas gratuitas no rádio e tv. É outra preocupação que vem por aí.

## Ouvi em Campo Grande que a UEMS deveria investir mais em projetos de pesquisas e dar maior publicidade às suas ações. Por isso não conseguiu a autonomia que pretendia.

## A Assembléia aprovou projeto do governador que deixa em aberto os repasses para a Uems, e não aprovou os 3% da receita como repasses vinculados como queria a instituição. Sem mídia e sem divulgação do que fazem, faltou apoio da opinião pública.

## Já diz o ditado: “a propaganda é a alma do negócio”.

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