19.9 C
Amambai
quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Editorial “Ciclistas” por Clesio Ribeiro

2008-07-18 09:51:00


Cuidado no trânsito é um aviso que serve para todos. Condutores de caminhões, ônibus, carros de passeio, motocicletas, ciclistas e também pedestres precisam se atentar para isso. O número de acidentes de trânsito em Amambai é bastante considerável pelo porte da cidade e tem feito vítimas toda semana, inclusive fatais, como foi o caso recente do atropelamento de um ciclista. E é justamente sobre estes ciclistas que uma matéria nesta edição do A Gazeta aborda.

Amambai é uma cidade que só tem duas avenidas – a Pedro Manvailler e a Nicolau Otaño (antiga Nhu-Verá) que oferece a possibilidade de um tráfego um pouco mais contínuo, já que ela é preferencial em todos os cruzamentos. Todas as demais vias são ruas, sendo duas de mão única – as ruas da República e Sete de Setembro. Portanto é um trânsito que exige muita atenção e velocidade bastante controlada.

Nos últimos anos tem aumentado muito o número de veículos circulando em Amambai. E isso não é um fato sentido só na nossa cidade, mas em todo o Estado, devido às facilidades que hoje o consumidor tem para adquirir um veículo e o aumento considerável no número de revendedoras nas principais cidades do Estado. São quase 10 mil veículos em Amambai, entre carros e motos.

E entre caminhões, carros e motos, trafega um número bastante grande de bicicletas (não há estimativas, mas pela observação que temos nas ruas dá para se ter uma idéia de que não estamos falando de pequena quantidade) e é preciso que haja, no mínimo, uma campanha de conscientização para estes condutores. Conforme o chefe do Detrat de Amambai, Ramão Joelso, não existe uma lei específica que trata dos ciclistas; somente em Três Lagoas foi criada, já que ali é a capital da bicicleta no Estado. Mas um trabalho de conscientização seria importante para essa categoria.

O número de bicicletas, por ser um veículo não poluente, econômico e de fácil mobilidade, tende a crescer ainda mais nos próximos anos. Até que não seja criada uma legislação específica, cabe a estes condutores terem maior cuidado, principalmente não circulando sobre as calçadas e nem na contramão de direção. Futuramente haverá de se discutir a criação de ciclovias, melhores sinalizações nestes veículos, entre outras regras, mas, por enquanto, com a conscientização, vários acidentes podem ser evitados.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 09 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete