2008-07-17 18:17:00
Vilson Nascimento
Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) com sede em Dourados realizaram a apreensão, por volta das 10h30 da manhã dessa quarta-feira (16) na rodovia MS-289, trecho que liga Coronel Sapucaia a Amambai, na região de Coronel Sapucaia, de um adolescente de 17 anos, transportando 23,5 quilos de maconha no interior de um ônibus de passageiros.
A droga, um total de 55 tabletes de maconha prensada, estava escondida em rolos de lona preta no bagageiro externo do coletivo e os policiais chegaram até o proprietário do entorpecente através do tíquete da bagagem.
Segundo o menor, responsável pelo transporte da droga, ele havia pegado a maconha de uma pessoa desconhecida na cidade de Pedro Juan Caballero no Paraguai e receberia R$ 2 mil reais para levar o entorpecente até a cidade de Sorocaba no estado de São Paulo.
Menor usada identidade falsa- Ao ser identificado pelos policiais, o adolescente, que reside
Fatos dessa natureza, apreensão de identidades falsas em poder de “mulas do tráfico”, pessoas contratadas pelos traficantes para transportar pequenas quantidades de droga, quase sempre em ônibus de passageiros, tem se tornado freqüente na região de fronteira e quase sempre os acusados alegam que adquiriram o documento
Esse foi o caso do paraguaio Daniel Irala Escobar de 19 anos, preso pela PRE (Polícia Militar Rodoviária Estadual) de Amambai no dia 24 de maio desse ano (2007) transportando maconha em haxixe em embalagens de produtos da cesta básica, também em um ônibus de passageiros.
Ao ser preso pelos policiais ele disse que aos policiais que havia conseguido o documento falsificado na região de Ponta Porã, fronteira com o Paraguai.