2008-07-16 23:41:00
A umidade relativa do ar continua baixa em todo o Estado. Até a próxima sexta-feira (18) fica em torno de 30%. De acordo com a Defesa Civil, esse percentual é semelhante ao clima de deserto, por isso a recomendação é para evitar atividade física das 10 às 17h, aumentar a ingestão de líquidos e usar roupas leves.
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice de umidade tolerável é de 48%. Quando esse nível diminui as pessoas podem ficar desidratadas. Além do mal estar, a pele fica mais áspera e seca. A sensação de cansaço também é constante. É preciso cuidar da alimentação, dando preferência às verduras e as frutas, especialmente, aquelas com muita água.
O tempo seco aumenta também o risco de incêndios florestais. A defesa civil alerta: além de evitar jogar pontas de cigarros nas rodovias, a população não deve fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Os motoristas precisam ter atenção redobrada ao trafegar por áreas sujeitas a incêndios porque a fumaça reduz a visibilidade.