16.7 C
Amambai
quinta-feira, 21 de maio de 2026

INSS paga benefícios até o piso com cartões de final cinco

2008-06-29 18:18:00

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) que recebem até um salário mínimo e têm cartões de pagamento com final 5, desconsiderando-se o dígito, podem sacar seus benefícios a partir desta segunda-feira (dia 30).

A partir de terça-feira (dia 1º), também começam a ser pagos os segurados cujo benefício supera o piso nacional, iniciando-se com os cartões de finais 1 e 6, desconsiderando-se o dígito.

O INSS está descontando no pagamento deste mês de junho o valor depositado a mais, referente à folha de dezembro de 2007, equivalente à Contribuição Provisória de Movimentação Financeira (CPMF), extinta em 31 de dezembro mas que os beneficiários que sacaram seus benefícios em janeiro ainda tinham creditado esse valor para compensar a retenção da alíquota de 0,38% pelo banco.

A CPMF deixou de ser cobrada a partir de 1º de janeiro, mas como a folha de dezembro já havia sido rodada naquela data, quem tinha benefício até o equivalente a dez salários mínimos na época recebeu o acréscimo desnecessariamente.

Os segurados que tiveram o depósito antecipado para os últimos cinco dias úteis de dezembro de 2007 – benefícios de até um salário mínimo, com finais de um a cinco – não terão que devolver nada, pois ao sacar o benefício ainda tiveram o desconto da CPMF.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 21 de maio de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete