20.6 C
Amambai
quarta-feira, 27 de maio de 2026

Megacampanha quer vacinar homens jovens contra rubéola

2008-06-28 10:06:00

Em agosto próximo, homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos serão orientados a receber a vacina contra a rubéola, mesmo que já tenham tido a doença ou sido vacinados no passado.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 61,8 milhões de pessoas nesta faixa etária, focando os homens jovens, que respondem pela maioria dos casos da doença no Brasil. Só no Estado de São Paulo, os homens entre 20 e 29 anos responderam por 50,5% dos 1.659 casos de rubéola registrados em 2007 –contra 66 em 2006. Foi o maior número de casos da doença no Estado desde 2000, quando houve um total de 2.566 registros.

Causada por um vírus, a rubéola é mais comum na infância, mas também atinge adultos e é especialmente perigosa em grávidas –pode causar má-formação do feto. Tem como principais características o aparecimento de urticárias na pele e de ínguas ou caroços.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 27 de maio de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete